“Ocorreu-me que talvez uma das fontes da infelicidade seja a necessidade de parecermos felizes. Por que precisaríamos mostrar ao mundo uma cara (ou uma careta) de felicidade?

1)      A felicidade dá status, como a riqueza. Por isso, os sinais aparentes de felicidade podem ser mais relevantes do que a íntima sensação de bem-estar;

2)      Além disso, somos cronicamente dependentes do olhar dos outros. Consequência: para ter certeza de que sou feliz, preciso constatar que os outros enxergam minha felicidade.”

 Contardo Calligaris, Folha de S.Paulo – 23/09/2010

 

“A realidade eu tenho todo dia. Vejo as coisas ruins, criticáveis, e escrevo sobre elas. Isso te envenena a alma. Fiz esse filme [“Suprema Felicidade”] em busca do prazer da obra de arte.”

Arnaldo Jabor, Folha de S.Paulo – 23/09/2010

 

“A indústria dos telefones celulares jogou no mercado uma quantidade e variedade tal de aparelhos que, a cada novo equipamento comprado, temos de passar por um – muitas vezes – penoso processo de adaptação para conseguir fazer uso da parte que julgamos essencial do produto. […] Fazer o que já sabemos fazer, mesmo que seja complicado, é muitas vezes mais fácil do que fazer o mesmo de uma maneira nova, ainda que mais simples.”

Márion Strecker, Folha de S.Paulo – 23/09/2010