Uma revolução da graça

O dia 31 de outubro de 2017 é uma marca histórica para os cristãos. Celebramos 500 anos da Reforma Protestante. Uma revolução aconteceu. Na verdade, uma reforma religiosa baseada na redescoberta da graça de Deus. Isso não atingiu apenas a dimensão subjetiva da fé, mas todos os aspectos da vida. Chegou a outros continentes. Afetou a educação, a política, a economia, a ciência, etc. Mudou a maneira de enxergar o relacionamento com Deus, a leitura da Bíblia e a igreja institucional.

Dois nomes foram fundamentais nesta revolução: Martinho Lutero e João Calvino. Mas há outros, muitos outros que viveram antes, durante e depois destes dois: J. Wyclife, Jan Huss, Willian Tindale, Huldreich Zwínglio, Farel, Beza, Bucer, Melancthon, Knoxx…

 

O que você precisa saber e por quê

A chamada Reforma Protestante foi um feito memorável, impressionante. O mundo hoje ainda ecoa suas consequências. Mesmo que nossa sociedade não se lembre ou não se interesse tanto pelo que a Reforma fez e defendeu, sua maneira de viver (liberdade, educação, política, economia) tem dívida com os ventos renovadores da fé protestante.

Ultimato quer soprar a poeira histórica e discernir o que vale a pena. Iniciamos a campanha editorial “Reformadores” e reunimos artigos, recursos de multimídia, frases e uma seleção de livros sobre o tema. Confira no menu acima e fique à vontade para espalhar e celebrar os valores e o legado da Reforma.

 

25 perguntas sobre a Reforma Protestante

Selecionamos e reunimos 25 perguntas e respostas sobre a Reforma, apresentadas pelos nossos colunistas, tanto da revista Ultimato como do portal Ultimatoonline. Confira.

Leia também o lançamento A Reforma – O que você precisa saber e por quê, escrito por John Stott e Michael Reeves. Para saber mais sobre alguns dos principais personagens da Reforma, conheça o devocionário Somente a Fé, de Martinho Lutero; Sou Eu, Calvino, uma biografia do Reformador; e,  Conversas com Lutero – História e Pensamento.