Uma revolução da graça

Há quase 500 anos a Europa mudou de rumo. Uma revolução aconteceu. Na verdade, uma reforma religiosa baseada na redescoberta da graça de Deus. Isso não atingiu apenas a dimensão subjetiva da fé, mas todos os aspectos da vida. Chegou a outros continentes. Afetou a educação, a política, a economia, a ciência, etc. Mudou a maneira de enxergar o relacionamento com Deus, a leitura da Bíblia e a igreja institucional.

Dois nomes foram fundamentais nesta revolução: Martinho Lutero e João Calvino. Mas há outros, muitos outros que viveram antes, durante e depois destes dois: J. Wyclife, Jan Huss, Willian Tindale, Huldreich Zwínglio, Farel, Beza, Bucer, Melancthon, Knoxx…

A chamada Reforma Protestante foi um feito memorável, impressionante. O mundo hoje ainda ecoa suas consequências. Mesmo que nossa sociedade não se lembre ou não se interesse tanto pelo que a Reforma fez e defendeu, sua maneira de viver (liberdade, educação, política, economia) tem dívida com os ventos renovadores da fé protestante.

Há muito o que se contar e relembrar. Talvez haja muitas respostas para nós, hoje, contidas nesta história do século 16.

Ultimato quer ajudar nosso leitor a encontrar algumas destas pérolas. Para isso, precisamos soprar a poeira histórica e discernir o que vale a pena. Iniciamos a campanha editorial “Reformadores”. Reunimos artigos, recursos de multimídia, frases e uma seleção de livros do nosso catálogo sobre o tema. Com isso, você poderá entender mais a importância da Reforma Protestante; no entanto, mais do que isso, vai fortalecer sua fé em Deus e sua convicção de vocação no mundo hoje.

O que nos motivou a criar a campanha “Reformadores”?

1. Valor da história. Deus é o Senhor da história. Quando reconhecemos isso, com informações confiáveis, nossa fé é cheia de gratidão a ele.

2. Conteúdo vasto. A revista e o portal Ultimato têm um vasto conteúdo gratuito sobre a Reforma Protestante. Por que não reunir o melhor e disponibilizá-lo de forma fácil e agradável aos leitores?

3. Nossos livros sobre a Reforma. Acabamos de lançar, em agosto, A Reforma – O que você precisa saber e por quê, escrito por John Stott e Michael Reeves. Além deste, Ultimato também tem outros títulos no catálogo, como o devocionário Somente a Fé, Sou Eu, CalvinoConversas com Lutero e o e-book gratuito Reforma – A Vitória da Graça.

No dia 31 de outubro, a história marcará 500 anos da Reforma Protestante. Até lá, o Portal Ultimato vai divulgar todo este material e também novos conteúdos sobre o assunto. Junte-se a nós nesta “viagem no tempo” entre o passado e o presente e redescubra o que Deus fez e está fazendo entre nós.