Por John Medcraft

Se Jesus teve tempo para as crianças, certamente nós, na Reserva Verdes Pastos, temos também!

Eu perdi a conta do número de colégios e crianças que já recebemos na Reserva ao longo dos anos. Nas trilhas ecológicas com a criançada eu sempre sou o guia, e o engraçado é que eu, aos 70 anos, deixo as crianças de língua para fora, exaustas, mas no final elas sempre agradecem pela aula de campo e experiência de estar em contato com a criação de Deus.

Faço diferentes trilhas, de acordo com a faixa etária das crianças, para mostrar as belezas da caatinga e a importância de preservá-la. Mostro as árvores, as plantas e as flores, além da fauna que não foge do barulho que as turmas inevitavelmente fazem. É impressionante descobrir quão pouco esta geração conhece o lugar onde nasceu e vive! Ao final da trilha, sempre levo as crianças para a exposição das fotos da fauna tiradas por mim na Reserva.

Como é gratificante apresentar para as crianças a vida real e não a virtual! É maravilhoso e rejuvenescedor fazer com que elas se sensibilizem quanto a preservação do ecossistema, escutem o canto dos pássaros e prestem atenção às borboletas ou preás. Durante nosso passeio, também conto as histórias de meus encontros com a fauna e percebo o suspense que geram o meu encontro com uma raposa, o salvamento de um gato silvestre que caiu dentro de um poço, ou quando, numa manhã, um guaxinim quase tocou em mim porque, sendo um animal noturno, não enxerga bem de dia!

A vida de naturalista começou para mim num grande centro, onde nasci e aprendi, na escola primária, sobre ecologia a partir do primeiro ano. Por isso tenho tanto prazer em plantar sementes de amor à criação e a Deus no coração das crianças.

Tanta gente tem pena do nordestino e sertanejo por ignorância, porque nunca andou nem observou a beleza única da caatinga. Tudo o que Deus criou ficou ótimo e a minha oração é que as crianças de hoje possam ter mais juízo do que os adultos para “cuidar do jardim”!

Crédito das fotos: Hutan Kervly Batista Gomes

 

Leia mais:
» Como ensinar as crianças no caminho do Senhor
» Cuidado com a criação: um assunto também para crianças e adolescentes

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *