Por Ivny Nazareth, Suely Araújo e Jean Oliveira

 

Assim é o Paralelo 10: um conjunto de pessoas diferentes, atuando em diferentes contextos, mas semelhantes no que creem e no que proclamam.

O Paralelo 10 é um projeto da Editora Ultimato que tem por objetivo fortalecer líderes cristãos do Norte e Nordeste para a prática da missão de Deus de forma integral por meio de literatura e capacitação. Iniciado em 2008, o projeto alcançou milhares de pessoas através do envio da revista Ultimato. Em 2011, surgiu uma frente de trabalho junto a líderes locais que se comprometeram a compartilhar o conteúdo da revista e livros enviados em pequenos grupos, seja em igrejas locais, escolas, seminários etc. Desde então, muitos irmãos e irmãs têm perseverado no compromisso de reflexão e discussão em grupo de temas relevantes para suais igrejas e comunidades locais.

Em meados de 2015, Suely Araújo, autora do relato abaixo, foi convidada para assumir o papel de articuladora do projeto junto aos representantes. Seu trabalho de incentivar, recolher notícias e integrar o grupo de representantes, mesmo que a distância, tem sido abençoador.

 

O que faz do paralelo 10 um projeto especial?

O presente texto partiu de reflexões sobre a minha atuação como articuladora do Paralelo 10, programa que visa fortalecer, por meio de literatura e capacitação, líderes cristãos do norte e nordeste para a prática da missão integral. Meu papel como articuladora no projeto basicamente é de incentivo à essa prática e de criar interação entre os representantes do projeto.

Escrever esse relato ajudou-me a resgatar memórias das diferentes experiências vividas pelos representantes em suas regiões, experiências tais que se eu quisesse narrá-las não caberiam aqui. Considero esse resgate um momento especial e cheio de boas histórias!

É interessante observar as diferentes habilidades, visões e qualificações dos representantes e dos contextos que atuam. Elas são parte de uma engrenagem, que mesmo à distância, aproxima-os e torna-os participantes de uma mesma missão, a expansão do Reino de Deus em palavras e ações. A diversidade, nesse caso, não exclui, inclui, e mantém a importância de cada um.  E para o Paralelo 10 esse é um fator determinante, já que ele mesmo respeita e apoia a riqueza da diversidade. O apóstolo Paulo ao comentar sobre a variedade do corpo (1 Co 12) na comunidade do Reino, enfatiza que na variedade as expressões do poder de Deus se manifestam, pois, a cada um, em seu contexto e com suas habilidades e dons, é dada a oportunidade de mostrar quem Deus é. Isso os representantes têm feito com muita precisão.

Assim é o Paralelo 10, um conjunto de pessoas diferentes, atuando em diferentes contextos, mas semelhantes no que creem e no que proclamam.

Penso que poucos projetos sozinhos conseguem se sustentar numa área que tem necessidades de recursos. É importante integrar outros. O Paralelo 10 tem sido de primordial importância ao fortalecer líderes com envio de literaturas e apoia-los em capacitação.

Embora seja um projeto pouco conhecido e difícil de articular numa abrangência maior, assim mesmo, em seus 11 anos de atuação, o Paralelo 10 criou bons vínculos com os representantes e estabeleceu parcerias com organizações (eclesiásticas e não governamentais) visando facilitar as ações dos líderes locais (N e NE) para estes alcançarem resultados consistentes e duradouros.

11 anos depois o Paralelo 10 cresceu em resultados. Ele deu frutos à medida que as diversas atividades e ações dos representantes foram sendo concretizadas. Nesses anos como articuladora, percebi que o P10 buscou complementar e dar sentido à atuação dos líderes nortistas e nordestinos, dando a eles valor e visibilidade.

Parabéns Paralelo 10 pelos seus 11 anos de atuação!

 

Venho por meio destas poucas palavras louvar ao Deus Altíssimo pelos 11 anos do Paralelo 10. Agradeço por terem me localizado e me proposto ser representante de um tão grande projeto no Nordeste. Em particular no Rio Grande do Norte. Cidade de Nova Cruz – Região Agreste Potiguar. Desses 11 anos devo estar junto a cerca de 9 ou 10. Por meio do P10 conheci a RENAS, a Missão ALEF, etc. , pois me proporcionaram a ir em eventos da missão integral proposto por essas instituições. Aprendi sobre a “missio Dei” e sobre a igreja missional. A partir disso, desenvolvemos projetos junto a liderança da igreja local abençoadores da comunidade.

Jean R. de Oliveira é representante do Paralelo 10 em Nova Cruz, RN, e região.

 

Leia mais: 

» Paralelo 10: conexão e reconciliação

» A história do Paralelo 10: linha do tempo

  1. Parabéns ao P10. Muito obrigado a todos q o fazem. A Suely Araújo nosaa articuladora. Me sinto honrado em ser um participante.

  2. Antonia Leonora van der Meer

    Parabéns ao P10. Fico muito feliz porque com poucos recursos foi possível abençoar e encorajar muitas pessoas que servem em contextos de carência, buscando servir e oferecer novas oportunidades para alcançar dignidade, sonhos, fé e unidade em Jesus. Que continuem assim!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *