Estudo bíblico | Por Hannah Swithinbank

A Bíblia é a história da relação de Deus com as pessoas. Na sua aliança com o povo de Israel, na jornada para a Terra Prometida e ao nos enviar Jesus Cristo, Deus procura nos alcançar e nos reunir a ele para que vivamos com ele e sejamos cuidados por ele.

Contudo, desde o início, as pessoas têm procurado seguir seu próprio caminho. Frequentemente achamos que sabemos melhor do que Deus o que é bom para nós e, para encontrar isso, nós o deixamos e nos dispersamos.

Assim como as galinhas, somos capazes de sobreviver sozinhos: esgravatando pelo mundo, tentando sobreviver. Mas, assim como galinhas, nossa vida é melhor quando alguém cuida de nós – e Deus quer ser esse alguém.

Leia Lucas 13:31-35

• Como a imagem de Jesus como uma galinha cuidando de seus pintinhos faz com que você se sinta?
• Você acha que vir para baixo das asas de Deus e depender dele torna a vida mais fácil?
• Se não, por que você acha que poderia valer a pena de qualquer maneira?

A vida, a morte e a ressurreição de Jesus mostram que é melhor depender de Deus do que dos poderes mundanos (como Herodes), pois isso leva a uma vida compartilhada com ele por toda a eternidade.

Leia Lucas 12:22-32

• De que maneira Jesus diz que Deus nos proverá?
• Com o que você se preocupa?
• O que você acha que significaria entregar essas preocupações a Jesus? Como seria sua vida?

Nessa passagem, Jesus não diz aos discípulos que devem viver de maneira irresponsável. Ele não lhes diz para parar de cultivar a terra ou de procurar ter o que vestir. Ele lhes diz para que não se preocupem tanto com essas coisas a ponto de se tornarem infelizes e fazer coisas que não fazem parte do modo de vida de Deus para sobreviver. Os discípulos precisam lembrar-se de como Deus pode cuidar deles completamente e do quanto ele quer que dependamos dele.

Dra. Hannah Swithinbank trabalha como pesquisadora na equipe de Missão Integral da Tearfund.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *