Por Sarah Rodrigues

“Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. – disse Jesus. Mateus 19:14

Imagine uma população de 4 milhões de habitantes, cujos 2 milhões destes estão espalhados entre matas e florestas em um território de 1.6 milhões de km2 de área total. Se aproximarmos ainda mais esta imagem, veremos mais de 25 mil comunidades ribeirinhas, formadas por incontáveis famílias que têm entre si milhares de crianças. Crianças que são amadas e cuidadas pelos seus, mas que, infelizmente, ainda não possuem acesso à educação de qualidade, saúde e oportunidades para seu desenvolvimento integral.

Muitos deste pequenos acabam sendo apresentados ao álcool, às drogas e à sexualidade precocemente. Alguns deles, aos 12 anos, já foram diretamente expostas à estas realidades. Movimentos de alcance infantil já constatam que entre os 4 – 14 anos de idade, a maioria das crianças, demograficamente falando, desenvolvem suas estruturas moral e espiritual. No contexto ribeirinho, talvez esta margem seja ainda menor.

Pensando na quebra deste ciclo infinito, a igreja ribeirinha vem se dedicando ao desenvolvimento, proteção e nutrição integral destas crianças! E como não nos envolveríamos nestes esforços?

Por esta razão, a Justiça e Misericórdia Amazon, em parceria com ministérios amigos como, o PEPE Amazonas, Geração Elo e Nova Geração teve o privilégio de realizar sua 1ª Conferência para Líderes de Ministério de Crianças Ribeirinhas no Amazonas. A Conferência foi sonhada e planejada para que líderes ribeirinhos, que pastoreiam crianças, pudessem experimentar dias de inspiração, encorajamento, cuidado e capacitação para que permaneçam no cumprimento do seu chamado com crianças, e que tenham ferramentas para chegarem ainda mais longe.

Para tal, contamos com diversos voluntários de Manaus (AM), Distrito Federal, Goiás e São Paulo. Foram quarto dias, 23 voluntários, 35 líderes ribeirinhos, e a representação de 14 comunidades ribeirinhas e 17 igrejas ribeirinhas de diversas denominações.

Um Deus. Um reino. Uma missão: continuar deixando ir a Ele os pequeninos

Nestes 4 dias, pudemos amar, encorajar e inspirar estes líderes que vieram de todo o  Estado. Tivemos participantes que viajaram até 5 dias de barco para chegar ao Centro de Treinamento, o que mostra a busca sacrificial pelo aprendizado. Aprendemos lições importantes com eles, sobre suas realidades, suas alegrias e seus maiores desafios. Mas também tivemos oportunidade para provocá-los sobre a importância da criança, a relevância do pastoreio infantil, as inúmeras ferramentas disponíveis para ensino, e principalmente, sobre o que o nosso Criador deixou para nós a respeito desses pequeninos.

Ao partir, percebemos neles servos encorajados e decididos a servir mais e melhor esta nova geração. Líderes que entenderam que com Cristo, eles tem o poder de plantar um novo futuro para uma nova geração. Nossa equipe se despediu com papel e caneta nas mãos, desenhando planos ainda melhores para esse reencontro em 2019. Somos muito gratos a Deus pelo privilégio de servir à esta igreja tão isolada, mas tão poderosa pela sua perseverança e coragem. Nossa gratidão a todos os parceiros diretos e indiretos que escolhem olhar para a igreja ribeirinha e se inclinar à ela com amor, generosidade e dedicação. Seguimos juntos para um novo rio e uma nova geração!

CONFIRA ALGUNS REGISTROS DA CONFERÊNCIA [Fotos: JMA]

 – Sarah Rodrigues é diretora da ONG Justiça e Misericórdia Amazon.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *