Em comunidades rurais da Amazônia é comum realizar puxirum para fazer a farinha de mandioca [Foto ilustrativa: Blog Eu sou pelas mulheres indígenas]

Pu∙xi∙rum. De acordo com o Dicionário Informal, puxirum é o mesmo que mutirão, ou seja, um esforço coletivo para solução de uma necessidade, normalmente um dia de esforço. Há diversas palavras que remetem ao mesmo significado de puxirum: mutirão, grupo de contribuição, adjutório, ajutório, putirom, putirum, muxirão, muxirum, ponxirão, putirão, muxirom.

O Paralelo10 se empenha em apoiar, fortalecer e tornar conhecido o trabalho de muitas pessoas que estão espalhadas pelo norte e nordeste do Brasil, engajadas na expansão do evangelho do reino de Deus. São muitas e diversas as iniciativas: plantação de igrejas, perfuração de poços no sertão, evangelização, ações de cunho social e cidadania, entre outras. É muito trabalho, esforço, suor, lágrimas, oração, parcerias, etc., um verdadeiro puxirum do reino de Deus.

Para fazer com que essas iniciativas se tornem mais conhecidas, o blog Paralelo10 lança o selo #Puxirum. Trata-se de uma publicação que reúne um pouquinho do trabalho que os representantes do projeto Paralelo10 realizam em suas igrejas locais e comunidades. Então, toda vez que você ver uma publicação com o selo #Puxirum, já sabe que são notícias em primeira mão dos nossos representantes, que estão espalhados do norte ao nordeste.

Confira abaixo o primeiro puxirum do P10

#NOVACRUZ

Recebemos o novo número da revista ultimato. Patrocínio do projeto Paralelo 10 e seus parceiros. Distribuímos entre o grupo de estudos e sugerimos uma leitura e atividade no artigo “O Evangelho do Reino de Deus” na sessão reflexão, páginas, 46 e 47, de autoria de Ed René Kivtz. Abaixo reproduzimos a impressão da leitura do texto que Verônica Porfírio, membro do grupo e professora da classe de jovens da escola bíblica dominical de nossa igreja escreveu:

“Que evangelho é esse? O evangelho transformador de Cristo, que muda história de pessoas. Podemos perceber através da sua Palavra que ele está vivo não só porque Cristo ressuscitou ao terceiro dia. Mas, porque está em nós. Ele se apresenta como sacrifício vivo, “o Cordeiro” que morreu na cruz, para que o plano Divino fosse executado.

Jesus, cria em nós um sentimento de adorador! Um coração que pulsa desesperadamente, incansavelmente em adorar a Deus acima de tudo e de todos. Em que as batidas do coração faz um único e verdadeiro som “Eu quero apenas te adorar”. 

Pois, sua história não se limita ao tempo, ao espaço nem a posições geográficas, pois, é o evangelho que nos impulsiona a adorar.

Jean R. de Oliveira, Nova Cruz, RN


#SÃOLUIS #RIOGRANDEDONORTE


#ALAGOAS


#MANAÍRA

  1. Graças a Deus pelo Paralelo 10 e pelo #puxirum. Como é bom e agradável a Deus e a nós quando uma comunidade pode se unir para servirem juntos pelo bem comum. Parabéns!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *