Por Ray Santana /ACEV Brasil

Cerca de noventa mulheres líderes de dezesseis denominações diferentes participaram da 1ª Edição do Encontro de Líderes Sertanejas, no sertão da Paraíba, na Reserva Ecológica Verdes Pastos. Fruto da parceria entre ACEV e Tearfund, com o apoio da Comunidade Atos e da Reserva Ecológica Verdes Pastos.Promovido pela Acev, o evento aconteceu nos dias 17 e 18 de agosto e reuniu participantes de comunidades urbanas e rurais, de 45 lugares diferentes.

A troca de experiências entre as participantes marcou o encontro com histórias de perseverança da proclamação do evangelho por mulheres que ainda enfrentam diariamente o preconceito e o machismo enraizado na região. Foi possível compartilhar as lutas ministeriais, na família e na comunidade enfrentadas por cada uma. Noelma Abílio Lopes, missionária entre ciganos, espera levar o que foi discutido no evento para as comunidades onde trabalha, como forma de encorajar a transformação através do evangelho que destaca a importância do papel da mulher no seu contexto local. “Eu sei que ao chegar lá eu posso compartilhar essas experiências com elas, que podem ser motivadas a buscarem ser diferentes, a confiar mais em Deus e mais em si mesmas, saber que são capazes de ir além da vida que elas vivem hoje”, diz a missionária.

O propósito do encontro foi usar o ambiente de interação e descontração para intensificar a participação das mulheres e através disso promover o resgate da identidade, das emoções e dos sonhos da mulher sertaneja à luz da Bíblia, fazendo-as compreender o plano de Deus para cada uma delas, resgatando a beleza, sensibilidade, doçura e a sua valorização, como uma mulher forte, cheia de garra, mas acima de tudo obediente aos princípios cristão, como enfatizou a coordenadora do encontro, Flávia Pereira dos Santos.

Na programação, aconteceram rodas de conversas com a missionária Elizete Ryioko, da Igreja Aliança Internacional, a pastora Joana D’arc, da Igreja Nazareno e ex-delegada da mulher em Patos, e a missionária Elaine Araújo, da Igreja Independente Independente. Foi um momento de desabafo para as mulheres, onde puderam encontrar conforto e palavras de ânimo para as diversas situações colocadas em discussão. A psicóloga Francisca Klökner, de Londrina (PR), realizou uma palestra sobre o tema principal: ‘Mulher macho? Não sinhô!’, e o louvor regional foi ministrado pela missionária da ACEV Campina Grande – Catolé, Gleydice Belchior.

“Fica a certeza, a alegria e motivação de que o Encontro resultou em uma transformação de pensamento, externado na ânsia por novas atitudes de vidas restauradas e sonhos renovados”, afirmou Flávia. 

Rodas de conversa ainda devem acontecer nas igrejas locais, abordando os temas presente no encontro, dessa vez contando com a participação dos homens nas discussões. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *