Por Ray Santana

Aconteceu nos dias 25 e 26 de maio a Convenção Nacional da Ação Evangélica (ACEV), reunindo os delegados de todos os trabalhos da denominação no país na Reserva Ecológica Verdes Pastos, no município de São Mamede, no sertão paraibano.

Mesmo em meio a paralização das estradas devido a greve dos caminhoneiros, a convenção transcorreu tranquilamente. Nas reuniões foram discutidas a agenda nacional, mudanças de categorias de igrejas, a abertura de novos trabalhos, a ordenação de pastores e missionários, além da análise do relatório financeiro anual e outros assuntos das igrejas locais.

Na Convenção também foi divulgada a agenda anual da ACEV, que vai de maio de 2018 a maio de 2019. Em julho desse ano serão realizados três miniavanços de forma simultânea no sertão paraibano, que acontecem na Comunidade Quilombola Barra de Oitis, em Diamante, na Região do Papagaio, em São Mamede, e no Povoado Belém, no município de Tavares.

O Congresso Anual de Jovens, que acontece de 12 a 14 de outubro, terá como tema “Tua Missão, Minha Vida”, com o propósito de mobilizar e engajar a juventude na missão de Deus: a propagação do evangelho. Em julho, nos dias 17, 18 e 19, o Encontro de Líderes Sertanejas reunirá mulheres de várias denominações para discutir o papel da mulher na família, na comunidade e na igreja.

Em setembro, a comemoração dos 80 anos continua com o Dia de Missões Acevianas, data em que os fundadores, pastor Eduardo Mundy e sua esposa Dora, chegaram ao país e fundaram a ACEV. A comemoração acontecerá de forma simultânea em todas as igrejas. No final do ano, de 16 a 18 de novembro, ocorre o Encontro de Líderes da ACEV, com uma roda de conversa abordando a temática da ética e responsabilidade dos líderes em diversas áreas de atuação, além de um espaço para falar sobre o desafio do líder diante das redes sociais.

E para o início de 2019, já estão confirmados o 19º Avanço Missionário, em Curral Velho (PB), e a 81ª Convenção Nacional, em 24 e 25 de maio de 2019, dessa vez sediada em Campina Grande (PB), na igreja do Bairro do Presidente Médici.

Expansão da ACEV

Durante a convenção, o pastor Mateus Vinícius, da ACEV João Pessoa – Central (PB), apresentou propostas sobre a expansão da ACEV para serem discutidas. A ideia central é continuar com a plantação de novas igrejas, a revitalização das existentes e o fortalecimento das igrejas menores. Também falou sobre a criação da Rede Jovem, que funcionará através do engajamento da juventude das igrejas da ACEV para a divulgação de ações, criação de ferramentas e eventos que engajem toda a juventude.

O pastor Lindon Carlos Vieira, diretor executivo da ACEV Social, apresentou os relatórios dos projetos da ONG e dos congressos desenvolvidos através das parcerias. Apenas de maio de 2017 ao mesmo período de 2018, foram beneficiadas mais de 56 mil pessoas em várias comunidades onde a ACEV atual através dos seus projetos e programas sociais, que acontecem com o apoio de 83 trabalhos eclesiásticos, entre igrejas, congregações e pontos de pregação.

O culto de encerramento aconteceu no sábado (26), na ACEV Patos (PB), onde foi reapresentada a peça “Zé Paulino e Rosa dos Gatos: Missão da Graça”, que conta um pouco do início da história da ACEV, a chegada dos fundadores e a obra da graça de Deus na vida de um assassino que se tornou o primeiro evangelista da denominação.

Confira mais registros da celebração

  1. Nemias de Oliveira

    Foi Maravilho a Celebração dos 80 anos da Acev Brasil na Convenção Nacional ,Eu Faço Parte dessa Linda Historia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *