Mais de 100 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional de Pesquisa Aplicada (Ipea). Para quem vive na rua, poder tomar banho, vestir uma roupa limpa e tomar um café da manhã é algo raro. É oferecendo esses serviços para as pessoas em situação de rua em Natal, capital do Rio Grande do Norte, que o projeto Igreja nas Ruas quer testemunhar do evangelho.

A iniciativa é da igreja Metodista Central de Natal (RN) e começou há mais de três anos com a distribuição de sopa. “Ao deparar-nos com o numero gritante de pessoas vivendo em situação de rua em nossa cidade, pensamos como a igreja poderia anunciar o evangelho de Jesus e melhorar a vida dessas pessoas para devolver a elas a dignidade”, lembra Georg Roberto Emmerich, coordenador do projeto e pastor da Igreja Metodista Central.

Desde março deste ano, o projeto passou oferecer também o serviço de banho, com um equipamento que foi anexado à Kombi do projeto. Com um gasto semanal de cento e cinquenta reais, a intenção é oferecer cinquenta banhos por dia.

Por enquanto o projeto funciona uma vez por semana, mas a intenção é poder estender o atendimento para outros dias. O pastor Georg conta como funciona: “Toda segunda-feira, às cinco e meia da manhã, o nosso equipamento sai com os colaboradores/as em direção à praça. Ao chegar no local, colocamos o equipamento para funcionar e já vão entrando em duplas para um banho, em seguida se dirigem para o café da manhã.”

O projeto conta com doações e uma equipe formada por cerca de dez voluntários. Pode parecer uma ação pequena diante da grande desigualdade social do país, mas o pastor Georg pensa diferente. “Já temos fruto desse projeto: um servo chamado Francisco, que já está trabalhando conosco. Ele recuperou sua dignidade e voltou a morar com sua mãe, que já é idosa e está muito feliz com a transformação do filho. Acreditamos que ao recuperar um ser humano diminuímos a desigualdade social”, argumenta.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto Igreja nas Ruas.

  1. Suely Araújo

    Intenção e ação quando caminham juntas mudam situações. Parabéns aos envolvidos com o projeto. Que Deus faça nascer frutos dessas sementes.

  2. Glórias a Deus. Lindo projeto, seria muito bom se mais igrejas de nossa nação fizessem algo semelhante.

  3. Patricia Bonfim Ferreira

    Seria muito bom sabermos como implantar este projeto em outras cidades. Falem sobre o maquinario necessário. Eu há muito procuro por isso, já vi usarem ônibus. Os 150, 00 rendem quantos banhos? Como é o banheiro? Parabéns pela iniciativa!!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *