É justamente na tentativa de promover um ambiente para o debate equilibrado sobre temas que, muitas vezes, geram divisões e divergências entre os cristãos que a Missão Alef promove o fórum Cristianismo Equilibrado. O encontro acontece dia 28 de abril, em Natal (RN), e terá como base o livro Cristianismo Equilibrado, de John Stott, publicado pela editora Ultimato.

>>> Clique aqui para fazer sua inscrição no fórum

De acordo com Leandro Virgílio, presidente da Missão Alef, o clima de polarização “compromete o nosso testemunho e enfraquece nossa capacidade de cooperar na missão de Deus no mundo”, e por isso a Missão Alef investe na promoção dos fóruns, pois “ao redor da mesa, se torna mais fácil ouvir o outro e abordar, com clareza e humildade, questões que nos dividem”.

Confira abaixo a entrevista concedida por Leandro ao Paralelo10.

P10 – Como surgiu a ideia de um fórum com este tema?

Leandro Virgílio: A polarizarão é uma realidade desafiadora no momento em que vivemos. Acreditamos que um esforço intencional por equilíbrio e diálogo é novamente necessário. A obra de Stott foi escolhida por, mesmo tendo sido escrita há algumas décadas, se mostrar muito pertinente e atual, já que em nossos dias precisamos de equilíbrio entre razão e emoção, entre sermos conservadores ao mesmo tempo radicais, entre forma e liberdade e entre evangelismo e ação social! Esperamos que o fórum nos ajude a fortalecer os esforços para trazer um equilíbrio a estes debates, de um modo a promover convergência, sobretudo, para a ação missional da igreja.

P10 – Nas redes sociais, o diálogo está cada vez mais difícil, até entre os cristãos. A partir das suas experiências nos fóruns promovidos por Alef, você acha que fora das redes virtuais as pessoas estão mais dispostas e desejosas de dialogar e discutir?

Leandro Virgílio: Acredito que sim. Temos visto a cada fórum, líderes, jovens e profissionais cristãos refletindo juntos em um ambiente de cooperação. Lamentavelmente, em muitos casos as redes sociais têm se transformado em monólogos, onde ninguém parece aberto a ouvir, dialogar, reconsiderar. Um dos desafios é superar o extremismo que coloca pessoas da mesma fé em polos diametralmente opostos. Tenho visto cristãos chamando abertamente outros irmãos de “adversários” nas redes sociais. Sabemos bem qual é nosso adversário e ele não é o nosso irmão em Cristo! A polarização compromete o nosso testemunho e enfraquece nossa capacidade de cooperar na missão de Deus no mundo. Mas pessoalmente, ao redor da mesa, se torna mais fácil ouvir o outro e abordar questões que nos dividem com clareza e humildade. Assim é possível construir um esforço de equilíbrio e unidade marcados pelo discernimento bíblico.

P10 – Qual a expectativa para o Fórum?

Leandro Virgílio:  Esperamos contribuir para o desenvolvimento de um movimento missional marcado por uma mentalidade de reino e pelo equilíbrio em temas difíceis que requerem atenção e discernimento. Tencionamos ver muitos cristãos dispostos a um esforço para dar um testemunho de unidade em tempos de polarização. As questões que ameaçam nos dividir precisam ser consideradas seriamente a luz das Escrituras. Por isso mesmo os participantes do fórum terão acesso a um guia de estudos exclusivo que, junto com o livro, poderá ser usado por igrejas e ministérios para promover esse equilíbrio fundamental. Um dos nossos públicos principais neste fórum específico são os jovens líderes, conectados e que precisam ser equipados para promover uma sadia reflexão entre a nova geração. Também desejamos ver pastores e profissionais cristãos participando, de um modo que possamos promover um espaço que contribua para a cooperação em torno da missão da igreja.

  1. Nicodemos Pereira Assenção

    A efervescência ideológica ocorre em todo mundo e no ambiente cristão ñ é diferente, urge que fóruns desta natureza sejam feitos, a fim de que se tenha um parâmetro, à luz da Palavra e se evite os extremos (polarização).

  2. Uma bênção. O irmão Leandro estará em nossa igreja em Nova Cruz/RN palestrando na tarde do domingo dia 29/04/2018

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *