CCO/Unsplash.com

Já oferecemos ao leitor a lista de livros indicados para quem deseja servir em missões no nordeste. Agora chegou a vez da lista de livros indicados para os que se sentem chamados por Deus para levar o evangelho entre os povos indígenas do Brasil.

Mas por que gastar tempo lendo um monte de livros, se tem pessoas perecendo por não conhecer o evangelho? Questionamentos como esses são frequentes no meio evangélico, principalmente por jovens apaixonados por missões e que querem logo se lançar a uma empreitada missionária, sem passar pelo processo de treinamento e formação missionária.

É importante lembrar que para cumprir a vocação não basta ter paixão. Além de dedicação, esforço e trabalho, é necessário capacitação e estudo. Quando se trata de missões transculturais, chavões triunfalistas não ajudam muito, ou quase nada. Aqueles que desejam compartilhar o evangelho com pessoas de outras culturas precisam buscar conhecer as histórias e os costumes desses segmentos, bem como a maneira como vivem, pensam e leem o mundo.

Uma boa ajuda, seja para os que já estão atuando em algum campo ou para os que pretendem ir, é a leitura de obras que podem dar ao missionário um fundamento bíblico e missiológico, uma leitura contextualizada da realidade, além de desconstruir visões ingênuas e românticas do campo missionário.

Com auxílio de missionários e líderes experientes, preparamos um lista com 25 sugestões de leituras para quem quer atuar na evangelização entre os povos indígenas. Claro, a lista não esgota o assunto, muitas outras obras poderiam ser inseridas, mas por limitação de espaço escolhemos apenas 25. São livros na área de missiologia, evangelização, contextualização, eclesiologia e outros assuntos com foco na realidade indígena. Vale a pena conferir! 

  1. A Questão Indígena – Uma Luta Desigual
    Isaac Souza e Ronaldo Lidório (Org.) | Ultimato

Entender e responder à questão indígena é um desafio social, acadêmico e espiritual. Especialmente quando tratamos de aspectos culturais conflitantes como identidade e cidadania, a prática do infanticídio, alcoolismo, bem como a atuação missionária. A Questão Indígena — Uma Luta Desigual foi escrito por autores engajados integralmente nessas diferentes áreas.

  1. Indígenas do Brasil – Avaliando a missão da igreja
    Ronaldo Lidório (Org.) | Ultimato

O livro expõe com palavras uma parcela do pensamento evangélico brasileiro em relação à sociedade indígena nacional e convida-nos a avaliar nossa história como Igreja de Cristo. O movimento evangélico é aqui bem descrito, com autoridade, por gente que pensa e também faz. Os dezessete autores são homens e mulheres capazes e íntegros, os quais abertamente têm fomentado ideias em relação ao universo cultural indígena, por vezes tão excluído do Brasil maior.

 

  1. De Todas as Tribos
    Issac Costa de Souza | Ultimato

Povo indígena: grupo étnico em extinção ou povo não-alcançado? Missão da Igreja: evangelização ou devastação cultural? Vale a pena mover pessoas, investir anos de treinamento e trabalho para alcançar uma pequena aldeia, perdida em meio a milhares de quilômetros quadrados de mata? O que há de verdade na propaganda contrária a qualquer atividade religiosa entre os povos indígenas? São estas algumas das questões que tornam De Todas as Tribos um livro único e desafiador. Imprescindível para instituições teológicas, associações e agências missionárias, bem como para quem está de algum modo envolvido em missões. (Livro fora de catálogo, mas pode ser encontrado aqui)

 

  1. Inverso
    Marcelo Carvalho (2011)

Marcelo Carvalho nos reapresenta o mundo do ponto de vista dos indígenas do Alto Rio Negro. O livro não é uma biografia missionária nem uma coletânea de vários artigos ou uma etnografia sobre um povo. Através de diálogos e histórias registradas entre os indígenas, “Inverso” nos ensina como podemos enxergar o mundo através dos olhos dos outros, afinal, é através do conhecimento do outro que podemos nos conhecer melhor. À medida que lemos estes diálogos, percebemos que os indígenas não são tão puros e que eles não vivem tão perfeitamente bem como a academia os apresenta. Com isso, o autor nos mostra que a realidade é muito diferente daquela veiculada pela mídia e pela academia.

  1. CONPLEI: Um movimento da 3ª onda missionária
    Henrique Dias e Joshua Chang (2011)

O livro dá uma visão geral do movimento que está crescendo cada vez mais influenciando o trabalho missionário entre os povos indígenas no Brasil e na Amazônia que envolve a América do Sul e que seja útil a todos, tanto aos indivíduos, como as entidades, que desejam ser envolvidas na seara e nos campos indígenas para que a mensagem do evangelho do Senhor Jesus seja pregado até as etnias que não foram alcançadas. (Baixar PDF)

HISTÓRIAS, BIOGRAFIAS E CRÔNICAS MISSIONÁRIAS

  1. O Pajé de Cristo
    Homer Dowdy. Sepal, 1997
  1. Sua voz ecoa nas selvas
    Sophie Miller. Transcultural, 2003
  1. O piloto das selvas
    Russell T. Hitt e Walter Kaschel. Betânia, 1990
  1. O homem do chapéu de couro
    Paul B. Long. Cultura Cristã
  1. Missões até os confins da terra
    Ruth Tucker Vida Nova
  1. Quem me dera conhecer a Deus
    Silas de Lima e Eldna de Oliveira. Descoberta Editora, 2001

 ANTROPOLOGIA MISSIONÁRIA

  1. Costumes e Culturas
    Eugene Nida. Vida Nova.
  1. Diferentes Culturas
    Lothar Käser. Descoberta Editora, 2004
  1. O Evangelho e a Diversidade de Culturas
    Paul Hiebert. Vida Nova
  1. Fenomenologia da Religião
    Cácio Silva. Vida Nova
  1. Introdução à Antropologia Missionária
    Ronaldo Lidorio. Vida Nova

EVANGELISMO E MISSÕES

  1. A Missão Cristã no Mundo Moderno
    John Stott. Ultimato, 2010
  1. O que é missão integral
    René Padilha. Ultimato,
  1. A Missão da Igreja
    Valdir Steuernagel (Org.). Missão, 1994
  1. Com a mão no arado
    Ronaldo Lidório. Betânia, 2006

CONTEXTO INDÍGENA GERAL

  1. O Povo Brasileiro – O formação e o sentido do Brasil
    Darcy Ribeiro. Cia. das Letras
  1. Povos da floresta
    Felício Pontes Jr.. Paulinas
  1. Lendas brasileiras – Norte, Nordeste e Sudeste
    José Arrabal. Paulinas
  1. O Cru e o Cozido
    Claude Lévi-Strauss. Cosac & Naify, 2004
  1. Cultura, um conceito antropológico
    Roque Laraia. Zahar, 1995

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *