A quarta edição do Conplei Jovem reunirá a juventude indígena de mais de seis etnias diferentes, como Ticuna, Cocama, Yagua, Marubo, Matis, Mayuruna, entre outras. O encontro acontece de 16 a 19 de novembro, em Benjamin Constant, município do Amazonas localizado na tríplice fronteira: Brasil, Peru e Colômbia.

O principal objetivo do encontro é mobilizar a juventude indígena para o engajamento missionário. Além disso, o encontro quer ser um espaço para o diálogo com a juventude cristã indígena, promoção da unidade e integração dos jovens indígenas de várias tribos e etnias, ministração de estudos da Palavra de Deus, e valorização da cultura e do uso da língua materna.

De acordo com o líder do Conplei Jovem, Ricardo Poquiviqui, está surgindo um novo movimento missionário entre os indígenas no Brasil, mas para este movimento permanecer “precisamos de novos obreiros e líderes em suas aldeias, com formação acadêmica, capacitados e com visão para que se lancem ao preparo e envio missionário”.

O pastor Ricardo explica que assim como todo jovem tem seus próprios desafios, entre os indígenas não é diferente. “Hoje, o jovem indígena não vive mais a realidade que seus pais viveram. A nova geração preserva a cultura dos pais, mas está fora das aldeias[1], buscando formação acadêmica, desfrutando da tecnologia, usando celulares, aparelhos eletrônicos, mídias e redes sociais virtuais, e com todo o apelo que o pecado oferece. É justamente nesse contexto que precisamos despertar o interesse e a vocação missionária da juventude indígena, bem como todo o seu potencial para suprimento de pessoas capacitadas para o campo missionário.”, afirma.

Nota
[1] De acordo com o relatório do DAI-AMTB (2010), 48% da população indígena no Brasil vivem próximos a áreas urbanizadas ou em áreas urbanizadas.

Serviço
Evento: 4º Conplei Jovem.
Data: 16 a 19 de novembro de 2017.
Local: Igreja Evangélica Indígena, comunidade Ticuna, aldeia Filadélfia, no município de Benjamim Constant, Amazonas.
Organização: Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (Conplei).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *