Por George Correa

Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo. (Romanos 10.17)

O apóstolo Paulo sempre procurou anunciar a boa noticia da salvação. Naquele tempo, muitas pessoas ouviram sobre o evangelho e, pela fé, creram na mensagem de Jesus Cristo. É interessante notar que no versículo acima diz que a fé em Jesus vem através do “ouvir”. Uma pessoa pode ouvir alguém falando a respeito de Cristo, ou também pode ouvir a mensagem através de um aparelho que comunique o evangelho.

Nas populações ribeirinhas existem muitas pessoas que não sabem ler, pois não tiveram a oportunidade de ir à escola. Agora, porém, a oportunidade de ouvirem sobre o evangelho chegou através do aparelho “Proclaimer” (O Proclamador), um aparelho fácil de manusear com três formas de carregar – através de uma placa solar embutida, manivela ou carregador.

Nesse aparelho está narrado todo o Novo Testamento, de Mateus à Apocalipse, na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, o que facilita o entendimento das populações ribeirinhas.

Recentemente, usamos o aparelho em uma de nossas viagens missionárias, aqui na região do rio Purus, em duas comunidades ribeirinhas, Marahan e Bom Futuro. Crianças, jovens e adultos ouviram alguns capítulos do evangelho de Mateus – a aceitação do aparelho foi ótima.

O objetivo do aparelho é a evangelização através da audição da palavra de Deus. O aparelho já é usado entre os povos indígenas no Brasil e em outros países. A ideia é reunir a comunidade em um dia e horário definidos para que todos possam ouvir a narrativa bíblica e terem um tempo para tirar dúvidas e fazer perguntas. A estratégia abre portas para a conversão.

Segundo a SBB (Sociedade Bíblica do Brasil) por meio dele, tem sido possível promover o desenvolvimento espiritual, cultural e educacional da população brasileira que vive em situação de vulnerabilidade social.

Em seu site, a organização Faith Comes By Hearing (A fé vem pelo ouvir) informa que tem gravações bíblicas em 1.110 línguas faladas por 6 bilhões de pessoas. Mais de 85 milhões de pessoas em praticamente todos os países foram alcançados através dos programas em áudio. Agora esse instrumento também chega às populações ribeirinhas do rio Purus, no sul do Amazonas.

• George Correa é pastor, formado em Missão Integral pelo Centro Evangélico de Missões (CEM). Ele e a esposa, Gizelle, são missionários entre os ribeirinhos na região do rio Purus, sul do Amazonas.

  1. a Palavra de Deus tem chegado a povos distantes de de difícil acesso graças a projetos como este

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *