p10_19_12_16_ferramentas-ribeirinhos10A Tearfund está disponibilizando em seu site uma série de materiais novos para trabalhar em comunidades e igrejas locais. O Revelar é um conjunto de ferramentas (folhas informativas, atividades, estudos bíblicos e guias de boas práticas) para as pessoas que trabalham diretamente apoiando transformação de comunidades. O material não é um processo que precisa ser seguido do princípio ao fim, mas pode ser usado separadamente de acordo com as necessidades do contexto que se pretende trabalhar.

O Revelar inclui ferramentas para orientar a discussão; jogos e atividades para revelar questões que possam estar escondidas; ferramentas que explicam como planejar e executar ações e projetos; e estudos bíblicos. Trata de muitos temas e tópicos diferentes. Contém muita informação, mas não tem tudo o que é preciso saber sobre todas as questões. O material destina-se a pessoas que trabalham diretamente com comunidades ou igrejas locais, como trabalhadores de desenvolvimento comunitário, pessoas de ONGs, etc.

Por que utilizar o Revelar?

A Tearfund acredita que o desenvolvimento e a resiliência perante desastres só são sustentáveis quando o processo é verdadeiramente assumido e lidera do pelas próprias comunidades. A experiência mostra, no entanto, que às vezes as comunidades podem precisar de apoio para reconhecer e resolver problemas que, de outro modo, seriam ignorados ou passariam despercebidos. Estas são as chamadas “questões ocultas” de que não se fala porque as pessoas têm vergonha ou se sentem embaraçadas, ou porque são questões mal entendidas. Reconhecemos também que por vezes podem ser necessários orientação e contributo técnico que complementem o empoderamento da comunidade para assegurar uma boa prática e evitar danos não intencionais. O Revelar pode ajudar um processo de empoderamento da comunidade a tornar-se ainda mais eficaz, proporcionando ferramentas que ajudam a descobrir, explorar e tratar de questões ocultas e fornecendo aconselhamento e apoio técnico para ações e projetos da comunidade.

Clique aqui e acesse as ferramentas do Revelar.

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *