COBERTURA ESPECIAL CONGRESSO ALEF 2016

Por Phelipe M. Reis

whatsapp-image-2016-10-22-at-01-07-29Um jovem equatoriano pobre que sonhava ser escritor. Sem dinheiro, achando que sabia falar inglês, vai para os Estados Unidos para estudar. Que frustração! Se deu conta que só sabia gramática, mas não tinha fluência na língua e, portanto, não conseguia acompanhar as aulas. Lembrou-se que o reitor da universidade havia sido missionário no Equador e foi falar com ele. O reitor ofereceu ao jovem moradia no alojamento dos estudantes e emprego para aprender a língua e custear suas despesas. Durante um ano ficou trabalhando no restaurante universitário. Ele colecionava pedaços de papel onde escrevia as palavras que eram desconhecidas e buscava inseri-las durante as conversas com estudantes. Assim conseguiu fluência no inglês para começar seus estudos que o levariam para uma caminhada acadêmica e teológica marcante na história da igreja latino americana.

René Padilla, um dos convidados do congresso Alef 2016, contou um pouco de sua história ontem (21) pela manhã durante um café com alguns poucos pastores e líderes. A conversa foi longa. Envolvimento com o movimento estudantil, proposta de casamento, revolução cubana e, claro, a missão da igreja na América Latina, foram alguns dos assuntos comentados por ele.

Como sempre gosta de enfatizar e esclarecer, Padilla falou que a missão integral não surgiu com a intenção de ser uma teologia. O que motivou o surgimento dela foi a busca por respostas bíblicas diante dos questionamentos feito no ambiente universitário. Trabalho que ele começou a desenvolver na América Latina em 1959, mesmo ano em que Fidel Castro e Che Guevara entram em Havana e instauram a revolução cubana.

“Os estudantes marxistas me questionavam sobre o que nós, cristãos protestantes, tínhamos a falar sobre a injustiça e os problemas da América Latina. E durante toda a minha vida cristã, até aquele momento, e durante meus estudos nos Estados Unidos eu nunca tinha ouvido falar sobre isso”, conta.

Foi diante destes questionamentos que borbulhavam no ambiente universitário que Padilla, Pedro Arana e Samuel Escobar começaram a buscar na Bíblia o que ela tinha a dizer sobre injustiça e os demais problemas latino-americanos.

Depois de falar sobre vários outros assuntos relacionados à missão na América Latina e responder algumas perguntas dos presentes, Padilla conclui dizendo que sua vida começa com a história de alguém que praticava um cristianismo individualista e que não se importava com os problemas do próximo, mas que se transformou numa caminhada marcada pela fidelidade de Deus e a audácia para fazer aquilo que Deus queria ele fizesse.

Phelipe M. Reis é missionário, jornalista e trabalha no Portal Ultimato Online.

  1. Jean Oliveira

    Privilegiado me sinto por ter participado pela terceira vez do congresso da Alef. Muito bom ter ouvido umas das pessoas importantes da disseminação da missão integral. Bela história do reverendo René.

  2. Antonia Leonora van der Meer

    Mais um artigo excelente, mostrando como o René Padila, um dos pais da Missão Integral, quando estudante universtário foi levado a descobrir as respostas bíblicas para a realidade de sofrimento e de injustiça na América Latina. Fui uma das pessoas privilegiadas para aprender dele, do Samuel, e do Pedro, essa visão da Missão Integral, um evangelho bíblico que busca a salvação do ser humano completo e não só de sua alma.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *