p10_05_16_enc_renas_norte

Cerca de 50 pessoas participaram nos dias 22 a 24 de setembro do I Encontro RENAS (Região Norte), em Santarém, Pará. A intensa programação ocorreu em torno do tema “Justiça e Fé frente aos desafios de sustentabilidade da Amazônia”.

A reflexão bíblica, realizada pelo Pr. José Marcos da Silva, da Igreja Batista de Coqueiral, foi dividida em duas partes. Na primeira noite o pregador nos convidou a refletir sobre Justiça e Fé. Confira um resumo:

Reino de Deus não é religiosidade. Nós herdamos uma religiosidade que deleta a justiça. A criação sofre por causa da injustiça e o produto da fé é a justiça. A justiça é o marcador do Reino de Deus. No Brasil ser evangélico não tem nada a ver com justiça / Reino de Deus.  Em Isaías 1.10-17, quando a igreja se dissocia da justiça, Deus recusa o seu culto.  A igreja é um ente empoderado por Deus para trabalhar na justiça.

Na segunda noite foram apresentadas as seguintes reflexões: a natureza precisa ser evangelizada. O plano de salvação de Deus é cósmico e envolve todas as facetas da vida. A salvação é individual, mas o plano de salvação é coletivo.

Cinco desafios para a Igreja

  1. Entender os arranjos do mundo e lutar pela independência entre política e economia. Aliar-se ao restante do povo para fortalecer os movimentos sociais.
  2. Exercer sua voz profética. Apresentar uma nova teologia.
  3. Uma nova espiritualidade. Vida simples.
  4. Ecumenismo prático.
  5. Alimentar a utopia em contraposição à distopia.

As duas devocionais conduzidas pelos pastores Olavo e Cassiano foram momentos de profunda reflexão sobre a prática cristã identificada com o ministério de Jesus, ou seja, com o pó da terra, com o vento no rosto. A fé só é fé quando se movimenta em direção ao outro.

Saneamento básico, acesso a água potável, geração de trabalho e renda, segurança alimentar e direitos das crianças e adolescentes foram apresentados por Marcos Custódio como os grandes desafios da Amazônia, considerando a precariedade da qualidade de vida em contraste com a exuberância da região. A partir daí o palestrante fez um paralelo entre Igreja, Sustentabilidade e Reino de Deus, confrontando a realidade socioambiental e os desafios da igreja para a Amazônia.

Dois momentos de construção coletiva bastante significativos do encontro, foram quando os participantes levantaram os principais problemas de seus respectivos Estados formando um grande painel, e, ao final, cada pessoa se comprometeu a praticar uma ação alinhada com a sustentabilidade do planeta.

As organizações participantes compartilharam suas boas práticas como exemplo prático de que é possível desenvolver projetos de melhoria a qualidade de vida sem agredir o meio ambiente.

Durante todo o encontro uma comissão selecionada dentre os participantes elaborou um manifesto para ser amplamente divulgado, com o resumo do que foi refletido sobre o cuidado com a criação e o papel da Igreja frente a sustentabilidade da Amazônia.

O encontro foi encerrado com a celebração da ceia, como símbolo da renovação do compromisso dos presentes com a sustentabilidade da Amazônia e construção da justiça como expressão do Reino de Deus.

Leia o relato de Soraya Dias sobre o encontro:

O Encontro RENAS Norte aconteceu num ambiente muito acolhedor. Nossas redes locais abraçaram o encontro e prepararam tudo com muita dedicação, eficiência e simplicidade, como convém aos encontros RENAS. Veja o detalhe da ornamentação na foto acima. Foi muito bom reencontrar irmãos da RENAS Manaus, RENAS Tapajós, RENAS Tocantins e REMAR. Tivemos a oportunidade de compartilhar sobre RENAS para várias pessoas que estavam num encontro RENAS pela primeira vez! Irmãos viajaram muitas horas de diferentes meios de transporte para esse encontro e a alegria tomava conta de todos a medida que cada um ia chegando. Os preletores nos trouxeram palavras desafiadoras e inquietantes. As dinâmicas em grupo com diagnóstico da realidade foram muito ricas, assim como as propostas para intervenção pessoal e coletiva.
Saímos muito animados para o próximo encontro Regional em 2018 e com perspectivas de articulação para 2017. Agradecemos especialmente a Ester Camilo e a todos os irmãos de Asas de Socorro que não mediram esforços para realização desse Encontro. Sem dúvida, ele será um divisor de águas para a região Norte.
Soraya Dias
RENAS

Fonte: Rede Evangélica Nacional de Ação Social – Renas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *