Por Flávia Marques Amorim

A Acev (Ação Evangélica) é uma parceira da Tearfund que trabalha na região semiárida no Nordeste do Brasil. A Acev trabalha com seus parceiros para desenvolver projetos sustentáveis que promovam uma relação saudável com o meio ambiente. Seu Projeto Plantação trabalha em conjunto com seus outros projetos de perfuração de poços e agrossilvicultura. Os poços fornecem água potável, vital nas comunidades pobres, e o trabalho de agrossilvicultura promove a sustentabilidade ambiental e o reflorestamento.

p10_03_10_16_passo-a-passo

O Projeto Plantação da Acev incentiva os métodos agrícolas orgânicos. Ele ajuda as famílias a aprender como cultivar culturas saudáveis e de boa qualidade sem a utilização de pesticidas ou fertilizantes químicos. A equipe do projeto ajuda e orienta as famílias por seis meses, e um agrônomo dá aconselhamento. Eles trabalham com os agricultores em questões tais como uso da água e microirrigação, cuidados e fertilidade do solo, culturas adequadas, rotação de culturas e fertilizantes e inseticidas naturais. Eles também incentivam os participantes a formar cooperativas agrícolas.

A Acev valoriza a educação. As comunidades podem participar de oficinas sobre questões ambientais, como, por exemplo:

  • como eliminar resíduos com sensibilidade;
  • como valorizar e proteger plantas e animais locais raros;
  • como plantar espécies arbóreas adequadas, tais como o nim e a moringa, que se adaptam bem às condições das áreas semiáridas.

No final dessas oficinas, pede-se às comunidades para que se comprometam a manter boas práticas ambientais. Ao longo dos três anos do projeto, os funcionários da Acev viram os hábitos mudar em relação ao cuidado com o meio ambiente.

José Ivonildo Fernandes trabalhou com a comunidade do Sítio Pinheira, em Manaíra. Diz ele:

“Primeiro, a área foi cercada. Depois, plantamos culturas como banana, maracujá e feijão-andu ao longo da cerca, que serviram como quebra-vento e também como fonte de alimento e renda. Outro passo importante foi diversificar os legumes plantados. A comunidade agora planta novos legumes, como beterraba, pimentão, cenoura, abobrinha e repolho, além da alface e do coentro que eles já plantavam antes. Todas essas culturas são cultivadas organicamente, com inseticidas naturais. As pessoas costumavam queimar os arbustos e os resíduos das colheitas, mas, agora, nós os transformamos em adubo orgânico e misturamos com outros estercos animais para fertilizar nossas terras.”

Com o Projeto Plantação, as pessoas têm uma fonte segura de alimentos orgânicos saudáveis. Como não são usados produtos químicos, a qualidade da água é protegida. O cultivo mínimo protege a estrutura e a fertilidade do solo e reduz a erosão. Todas essas práticas promovem a biodiversidade local e ajudam a proteger o meio ambiente.

Antonio Felix Florentino é o Presidente da Associação do Sítio Pinheira e diz:

“Hoje, com a ajuda da ACEV, não tenho necessidade de sair da Pinheira para ter uma renda. O que mais me chamou a atenção na ACEV foi o incentivo e o apoio para que preservemos a natureza e o meio ambiente. Antes, isso era uma coisa com que a gente não se importava, mas, agora, queremos preservar a terra que Deus nos deu. Este ano, houve uma seca horrível, mas, graças a Deus, estamos vendo os benefícios do Projeto Plantação. Tenho certeza de que Deus nos abençoou e vai continuar abençoando nossa vida e este lugar.”

Nota: Texto retirado da Revista Passo a Passo 99.

Flávia Marques Amorim é a Coordenadora de Programas Sociais da ACEV
Site: www.acevbrasil.org.br

  1. Como professor da rede pública no interior apreciei por demais estas experiências simples porém produtivas com resultados na minha realidade também POSSÍVEL. Espero ser alcançado por ACEV toda minha microregião. Estarão no ALEF? Sou do Trairi com vivemos com muita seca apesar de nos situarnos no Agreste. Agradece irmão Daniel.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *