COBERTURA ESPECIAL CONGRESSO ALEF 2016

Por Phelipe M. Reis

catsAlém de proporcionar momentos de discussão, o congresso Alef 2016 se propôs a contribuir para que pastores e líderes consigam mover suas igrejas locais para impactar suas comunidades. Durante todo encontro, os participantes puderam conhecer projetos e ações que servem como inspiração e modelo para que as igrejas sejam agentes de transformação na sociedade.

Na tarde de sábado (22), o pastor Bebeto Araújo falou sobre desenvolvimento comunitário e mostrou um exemplo prático: o projeto do Centro de Treinamento Monte Horebe, um braço da Igreja Vinha de Itaperuçú, em Curitiba (PR). No painel, os participantes ouviram representantes de três outros projetos desenvolvidos em contextos de pobreza e vulnerabilidade social: Simea Meldrum, pastora da Paróquia Anglicana Água Viva ao lado do lixão de Olinda, em Pernambuco; Lindon Carlos, pastor da Igreja Ação Evangélica (Acev) e coordenador do projeto Sertão Sustentável; e Evandro Alves, representante do Instituto Solidare e um dos coordenadores da Escola de Fé Política.

logo-alefMissão Alef 

Além destes projetos, a própria Alef tem uma história de incidência para transformação da sociedade. A organização surgiu a partir de um congresso em 2003 que foi realizado com o propósito de refletir a cerca da questão da pobreza em Natal e de que forma a igreja poderia enfrentar essa problemática. Na época, constataram que o bairro de Felipe Camarão era a região com o maior número de igrejas evangélicas e, ao mesmo tempo, o bairro mais violento da cidade.

Neste cenário, viu-se a necessidade de unir as igrejas para transformar essa realidade. Foi assim que a Alef se constituiu como um espaço para mobilizar pastores e líderes para que as igrejas compreendessem a dimensão do impacto do evangelho, de forma que essas comunidades se transformassem em agentes de transformação na sociedade. Desde então, a organização vem atuando com o intuito de ver igrejas trabalhando juntas, com líderes saudáveis, liderando igrejas saudáveis para transformar comunidade.

O congresso da Alef, que acontece todos os anos e já é um encontro de referência para pastores e líderes do nordeste, é apenas uma das iniciativas da organização. Há outras ações como o “Café com Missão”, um espaço que busca cooperar com igrejas das diversas denominações, aproximando-as de uma reflexão bíblica e profunda sobre a Missão Integral. A Semana de Capacitação em Desenvolvimento Comunitário que visa equipar líderes cristãos e oferecer ferramentas para a implantação de projetos de transformação de comunidades. O Fórum de Missão Integral que tem entre seus propósitos fortalecer a compreensão bíblica da missão integral, aprender de boas práticas de missão integral e definir uma proposta local de aplicação na igreja local.

Conheça outros projetos que estão impactando suas comunidades com o evangelho de Jesus.

horebeMonte Horebe – Fundada em 1984, o Centro de Treinamento Monte Horebe é uma organização que atua no fomento e realização de programas e projetos que contribuem para o desenvolvimento local, respondendo necessidades da região do Vale do Ribeira, no Paraná. As áreas de atuação são: educação, esporte e lazer, capacitação para o mercado de trabalho, geração de trabalho e renda, e desenvolvimento rural.

sertao-sustentavelSertão Sustentável – É um programa de desenvolvimento comunitário rural da Ação Evangélica Social e compreende cinco projetos: Projeto Poços, Projeto Plantação, Projeto 4 Pernas, Projeto Agroflorestal e Projeto Doce Sertão. Um dos propósitos do programa é promover o desenvolvimento sustentável por meio da inclusão produtiva do sertanejo, bem como o desenvolvimento do potencial de transformação da realidade socioeconômica da região.

solidareInstituto Solidare – Organização que nasceu a partir de uma iniciativa da Igreja Batista em Coqueiral juntamente com lideranças comunitárias locais, como alternativa para o enfrentamento dos problemas sociais e econômicos vivenciados por essas comunidades. Atua em Pernambuco com foco na assistência social, notadamente nos eixos de desenvolvimento sociofamiliar e socioeducacional.

Igreja do Lixão – Assim que é popularmente conhecida da Igreja Anglicana Água Viva. Uma igreja que nasceu em Olinda no ano de 1995, em uma área de despejo de lixo, que também era usada para jogar os corpos de pessoas “descartadas” pelo crime organizado. Na época, cinquenta famílias moravam dentro do lixão com seus filhos, comendo até restos de lixo hospitalar.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *