Este é o lema de um projeto que incentiva estudantes à leitura e, ao mesmo tempo, conscientiza sobre as consequências da gravidez na adolescência

p10_14_09_16_gravidez-precoceEm uma escola pública da zona norte de Teresina (PI), a professora de Administração das Escolas Técnicas Estaduais, Lessandra Ribeiro, está realizando um projeto para conscientizar os alunos sobre as consequências da gravidez na adolescência.

Mas a metodologia usada pela professora é bastante curiosa. Para provar que adolescente não tem condições psicológicas para ter filhos, a professora entregou um pintinho aos casais de namorados, para que cuidem do animal. O casal escolhe o nome do filhote e recebe um cartão de vacina do pintinho. Durante um mês, o casal vai acompanhar o crescimento do animal com a guarda compartilhada.

A ideia é mostrar as responsabilidades necessárias para cuidar de outra vida. “Será que os adolescentes estão preparados para cuidar de uma criança?”, questiona a professora.

O projeto tem como lema a frase: “Não faça filhos, leia livros”, com o objetivo de incentivar a leitura e seus benefícios. Em contrapartida busca conscientizar os jovens que esse é o tempo de ler livros e não ter filhos.

A escolha dos pintinhos foi estratégica porque é um animal que exige muitos cuidados, é uma ave inquieta, acorda cedo, faz muita bagunça, obrigando o casal a se desprender da rotina de adolescentes para ter responsabilidades de pai e mãe.

Com informações: EBC / Rádio Nacional da Amazônia

  1. Lessandra Ribeiro

    Aqui professora Lessandra Ribeiro, 01 ano depois o projeto alcançou suas metas e estamos com uma redução significativa do número de gravidez precoce em nossa escola. Próxima meta é expandir o método de combate a gravidez na adolescência por todo Brasil. Que Deus diga amém!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *