Sertao-livre-2016 (2) - CopiaPor José Carlos Filho

Dos dias 11 a 21 de julho aconteceu mais uma edição do Impacto Sertão Livre, um projeto que tem como objetivo trabalhar em cidades do sertão brasileiro, mais especificamente em lugares com pouca presença evangélica e que tenha necessidades sociais a serem trabalhadas. Essa foi a sexta edição do Impacto e aconteceu na cidade de Bocaina, no sertão do Piauí.

Desde o primeiro evento, que aconteceu em 2014, eu faço parte da coordenação do projeto e podemos ver como Deus tem trazido pessoas certas, para os lugares certos, com as motivações certas, e isso tem sido um instrumento para impactar cidades sertanejas.

Nesta edição, contamos com quase 300 voluntários de todas as regiões do Brasil. Tínhamos uma equipe de saúde com cerca de 20 profissionais que durante os 10 dias atenderam pessoas de todos os cantos da cidade, priorizando os interiores. Também fizemos todos os dias uma programação especial com as crianças, com uma média de 200 crianças por dia. Além disso, todas as casas das cidades receberam pelo menos uma visita de nossa equipe.

Durante o impacto também contamos com cerca de 20 voluntários na área da construção, que com muita agilidade e excelência construíram um espaço com capacidade para acomodar quase 100 pessoas. Esse espaço foi doado a uma das igrejas locais que ainda não tinha templo, e servirá como local de reunião e atividades sociais.  

Meu trabalho no impacto começa muito antes das centenas de voluntários chegarem à cidade. Viajo diversas vezes para conhecer a estrutura do local, faço contato com os pastores e prefeitura para viabilizar nossa chegada. Também visitamos os interiores, onde geralmente estão os mais pobres e vulneráveis.

Normalmente trabalhamos 4 ou 5 meses antes para que durante os 10 dias do impacto tudo possa acontecer de forma correta. Além de qualquer expectativa, posso ver claramente a necessidade que cada cidade tem em ver o amor de Deus de forma concreta.

Posso exemplificar isso na metodologia do nosso trabalho. Uma das áreas mais importantes do impacto é a equipe de visita, que durante os 10 dias vai de casa em casa gastando tempo, conhecendo a história de cada morador da cidade. Esse trabalho, que pode ser visto como algo simples, tem sido uma de nossas principais ações. Todos os dias recebemos testemunhos de histórias incríveis vindo das visitas. Pessoas que há anos não recebiam um abraço. Doenças que desapareçam após uma oração. Muitos que tinham total aversão a evangélicos tornaram-se amigos dos pastores locais e grandes ajudadores. Enfim, por meio do relacionamento simples e verdadeiro, do amor que se expressa de forma concreta, aos poucos a cidade vai sendo tomada.

Algo que é sempre valido pontuar é a forma como Deus transforma a vida de cada voluntário que participa dos Impactos. Sempre ouvimos os relatos de pessoas que tiveram a vida virada de ponta cabeça, depois de viverem 10 dias servindo ao povo sertanejo. Pessoas que estavam há anos dentro da igreja e nesse tempo do Impacto conseguem tocar no próximo, sentir suas aflições e de alguma forma trazer uma mensagem de esperança, ou um toque de cura.

Nessas 6 edições do Impacto Sertão Livre, já passaram mais de 2000 pessoas que durante 10 dias tiveram grandes experiências. Algumas foram tocadas de tal forma que voltaram e hoje moram conosco, desenvolvendo trabalhos incríveis junto a população.

No final dessa edição do Impacto, começamos a perceber, mais uma vez, como Deus agiu poderosamente em nosso meio. Sabemos que ainda há muito a ser feito em Bocaina, mas com certeza essa cidade foi chacoalhada durante os últimos dias.

Já começamos os preparativos para o próximo impacto que vai acontecer em janeiro de 2017. Temos muito trabalho pela frente, mas fazer parte disso, com certeza, é nossa maior alegria!

Confira abaixo algumas fotos do Impacto em Bocaína:

• José Carlos Brito Filho, 29 anos, é missionário no Nordeste há 8 anos, mora atualmente em Betânia (PI) e integra a equipe coordenadora do Impacto Sertão Livre.

.

  1. Em Janeiro eu estarei fazendo parte da equipe de voluntários do Impacto Sertão Livre!!!
    Desde que conheci o projeto já senti um enorme desejo de participar. Estaremos juntos em nome de Jesus!!

  2. ANA CAROLINA MELO

    Olá, tenho interesse de participar como voluntária há algum tempo, porém, como trabalho, tenho dificuldades de conciliar meu período de férias com o de atividades do impacto sertão livre. Por isso, gostaria de saber se vocês já têm as datas para janeiro de 2017 para que eu possa tentar me programar com relação ao trabalho e também às passagens aéreas, uma vez que moro em Porto Velho/RO.

  3. Oi, Ana. Que bom saber do seu interesse. Bem, essa informação você deve conseguir com a coordenação do próprio projeto. Aqui apenas divulgamos a notícia. Acredito que eles vão gostar de saber de seu interesse em participar do projeto e lhe fornecer as informações necessárias. O site deles é: http://sertaolivre.org.br/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *