Por John Medcraft

A música de Luiz Gonzaga “Apologia ao Jumento” diz que “o jumento é nosso irmão” e “o maior amigo do sertão” – a canção expressa algo do afeto entre o nordestino e o jumento. O animal é uma espécie de símbolo da luta pela sobrevivência no sertão.

Os meios de transporte modernos e poluidores nós temos no Nordeste como em qualquer região do Brasil. Entretanto, registrei algumas cenas mais interessantes, das quais o protagonista é o jumento.

O morador da Caatinga sempre dependeu do jumento para carregar água ou outras mercadorias e a criançada agradece os passeios na carroça, que ele bondosamente puxa. Mas nestas fotos, todas tiradas nos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, registrei também o trabalho do pescador no barco, outro barco maior que transporta automóveis, e até um barco aposentado que virou jardim.

O sertanejo sonha com voos mais altos num avião caseiro e se você prestar bem atenção notará a mistura disso com sua religião católica.

Sonhos políticos também são expressos na foto colorida e alegre da quatrocicleta, na campanha de 2010 quando quatro rapazes ganhavam trocados para animar a campanha de alguém.

***

Confira o registro de John Medcraft

 

• John Medcraft é inglês, naturalizado brasileiro, e mora em Patos (PB). É o presidente da Ação Evangélica (ACEV), uma igreja que neste ano completou 78 anos. A ACEV trabalha em todo sertão paraibano, e também em regiões de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *