P10_03_06_16_Cartilha-caatingaA cartilha “A Caatinga, Guardiã da Água” pretende oferecer às comunidades, escolas e organizações da sociedade um instrumento de reflexão “encarnado” na realidade do Sertão do Pajeú, em Pernambuco. A região enfrenta hoje muitos desafios perigosos ao Meio Ambiente local, como a devastação das matas ciliares, a seca das fontes de água, a falta de tratamento adequado do lixo e o desmatamento descontrolado da caatinga, que trazem consequências desastrosas para a vida humana e as diversas espécies animais e vegetais.

A cartilha foi elaborada pelo Grupo Fé e Política, que reúne, dentre outros segmentos da sociedade, a Diocese de Afogados da Ingazeira, o Núcleo de Estudos, Pesquisas e Práticas Agroecológicas do Semiárido da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada (Neppas/UFRPE – UAST) e a Diaconia. A finalidade é colaborar para o crescimento da consciência da necessidade urgente de respeitar a natureza e, ao mesmo tempo, cobrar das autoridades competentes ações rápidas e eficazes na defesa da caatinga e no combate à destruição do Meio Ambiente.

Baixe a cartilha aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>