P10_07_03_16_passoapasso-aids-tearfundEmbora a taxa de detecção de aids no Brasil tenha apresentado estabilização nos últimos dez anos, com uma média de 20,5 casos para cada 100 mil habitantes, as regiões Norte e Nordeste, juntamente com a região Centro-Oeste, apresentam um significativo crescimento dos casos de aids, no período de 2005 a 2015. Os dados são do Boletim Epidemiológico de 2015 sobre HIV/Aids, do Ministério da Saúde.

Enquanto que o Acre está entre as quatorze Unidades Federativas que apresentam taxa de detecção de aids inferior à nacional – 9,2 para cada 100 mil habitantes, já o Amazonas figura entre o estados com maiores taxas, ao lado do Rio Grande do Sul – 39, 2 e 38,3 casos para cada 100 mil habitantes, respectivamente.

A edição 98 da revista Passo a Passo, da Tearfund, faz uma esperançosa pergunta: “A aids estaria com seus dias contado?”. Em contraste ao impacto devastador e o estigma que a doença causou há décadas atrás, houve um progresso impressionante na resposta ao HIV e à Aids, na última década. A Passo a Passo afirma que o índice de infecções e mortes por HIV está diminuindo, e, agora, os líderes mundiais estão procurando erradicar a epidemia da Aids até 2030.

A publicação da Tearfund traz um conteúdo rico sobre orientação, prevenção e tratamento da Aids, que pode ser trabalhado junto a igreja local e comunidades. Mitos e verdades sobre o HIV, testemunhos e estudo bíblico é pouco do conteúdo da revista.

Baixe aqui a edição 98 da Passo a Passo. É grátis!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *