P10_22_12_15_Novo-SertãoUm simples chinelo de borracha pode parecer descartável, mas para as pessoas assistidas pelo Instituto Novo Sertão, em Betânia do Piauí, representa uma fonte renda. O missionário José Carlos, representante do Paralelo10, nos conta um pouco sobre esse projeto que tem o objetivo de ajudar os moradores do sertão piauiense.

O Instituto Novo Sertão atende cerca de 200 pessoas em três cidades do sertão do Piauí: Betânia do Piaui, Acauãe e Capitão Gervasio de Oliveira, oferecendo Aulas de conhecimentos básicos de informática, Aulas de Dança e Música, Trabalhos na área de marcenaria, Alfabetização de Adultos para pessoa de 30 a 75 anos de idade, Reforço Escolar para crianças com idade de 5 a 12 anos.

Outra iniciativa da ONG é a Fábrica de Chinelos, um empreendimento social realizado nos vilarejos da cidade de Betânia do Piauí com objetivo de gerar renda para as famílias da região.

A coordenação do instituto explica que a ideia da fábrica de chinelos surgiu devido algumas constatações, como por exemplo, a facilidade na venda do produto, já que muitas pessoas da região usam esse chinelo estilo “havaiana”; a possibilidade de todos se envolverem no processo de produção, devido o baixo risco de alguém se machucar; entre outros.

José Carlos conta que, atualmente, estão terminando a construção de um salão, onde serão produzidos os chinelos. “Já adquirimos o primeiro lote de material para as primeiras peças e temos algumas pedidos já encomendados. Nossa ideia é que dessa fabrica saia uma cooperativa local para a produção dos chinelos, todo o lucro das vendas vai ser dividido entre os moradores e queremos passar a administração de todo o processo nas mão deles”, explica o missionário.

Assista ao vídeo das crianças que são atendidas pelo Instituto Novo Sertão [a partir das 16h30].

  1. Tenho pouca idade, apenas 16 anos, mas acredito que o termo empregado (empodeirar) nao foi o mais adequado para expressar o trabalho de nossos irmãos em Cristo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *