De acordo com dados do Projeto Fronteiras existem aproximadamente 1 milhão de pessoas vivendo da Amazônia Legal sem conhecimento do evangelho. Os números foram apresentados durante o I Congresso de Mobilizadores e Líderes para Missões aos Ribeirinhos, promovido pela Aliança Evangélica Pró Ribeirinhos (AEPR), que aconteceu no período de 24 a 27 de novembro, em Manaus (AM).

Embora haja um número considerável de pessoas sem a possibilidade de ouvir do evangelho, em toda a região amazônica, apenas 20% da força missionária está direcionada para lugares distantes da região. A maioria se concentra num raio de 350 km de distância da capital amazonense, Manaus.

O evento foi o primeiro a reunir representantes de agências missionárias e igrejas, com o objetivo de pensar em estratégias, somar esforços, otimizar tempo e recursos, para evangelização de comunidades ribeirinhas, ainda não alcançadas.

Cerca de 170 pessoas participaram do congresso que teve como preletores o Pr. Ronaldo Lidório e Pr. Márcio Garcia. A programação também contou com testemunhos de líderes autóctones, pastores e missionários e workshops ministrados por líderes de organizações missionárias.

Fotos: Juliana Garcia

Ao final do congresso, foi elaborada uma Carta de Compromisso, na qual os congressistas se comprometem à união, cooperação, diálogo, parceria e partilha de experiências, conhecimentos e ferramentas, para o avanço da obra missionária na região. Também se comprometem a corrigir erros estratégicos e respeitar a cultura ribeirinha. Leia a seguir o conteúdo da Carta na íntegra:

*****

CARTA DE COMPROMISSO

Manaus, 27 de novembro de 2015.

Nós, os congressistas do I Congresso de Mobilizadores e Líderes para Missões aos Ribeirinhos, da AEPR – Aliança Evangélica Pró Ribeirinhos, pela graça de Deus, nos comprometemos a reunir e cooperar com todas as facetas do Corpo de Cristo para levar, com eficácia e excelência, o Evangelho de Jesus às comunidades tradicionais da Amazônia, em atendimento à urgência da evangelização desse povo minoritário.

Nos comprometemos à união e cooperação que se mostra necessária e urgente diante de milhares de comunidades ribeirinhas identificadas por pesquisas na região amazônica, estimando cerca de um milhão de pessoas que não tem acesso ao conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Comprometemo-nos a dialogar com aqueles que servem a Deus na evangelização do povo, formando parcerias e compartilhando experiências, conhecimentos, técnicas e ferramentas. Também nos comprometemos a corrigir os erros estratégicos e o desperdício de recursos, tempo e pessoas em iniciativas repetitivas e concentradas em uma mesma área. Estendemos nosso compromisso à expansão da área de alcance das iniciativas missionárias, distribuindo concentração de recursos, obreiros e voluntários para as regiões menos evangelizadas.

Comprometemo-nos a respeitar a cultura ribeirinha e a santificá-la por meio da Palavra de Deus, em prol da edificação mútua de todos os santos e do cumprimento da Justiça de Deus na Terra.

Enquanto discípulos amados de Jesus Cristo, salvos e perdoados por meio do sangue do Cordeiro, desejamos ver o nome de nosso Senhor e Salvador exaltado por toda a Amazônia, de forma que a glória de Deus transborde às margens da maior bacia hídrica do mundo. Estamos juntos pela Janela Amazônia para a Glória de Deus.

Em Cristo,

Aliança Evangélica Pró Ribeirinhos

  1. Louvado seja o Senhor por esse congresso, pela conscientização e pelo compromisso, e agora oro por obreiros chamados e dispostos a ir, pela formação de obreiros da região, por apoio sábio e pelo derramar da graça de Deus sobre os obreiros e sobre o povo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *