representantes“A sensação que temos é que, embora espalhados, estamos trabalhando juntos, cooperando com a missão de Deus”. Assim descreveu Suely Araújo, articuladora do Paralelo 10, sobre o encontro dos representantes do P10. A oportunidade se deu durante o Congresso para Pastores e Líderes da ALEF 2015, que aconteceu em Natal, no período de 21 a 24 de outubro.

Na manhã do dia 23, seis representantes e dois convidados reuniram-se para compartilhar testemunhos, boas histórias, iniciativas e projetos que cada um desenvolve em suas respectivas igrejas e comunidades.

José Carlos, da organização Jovens Com Uma Missão (JOCUM), atua em Betânia, sertão do Piauí, município que apresenta o 3º menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. José trabalha com a ONG “Novo Sertão”, que atende um total de 150 quilombolas com reforço escolar, artesanato, alfabetização para adultos, esportes, entre outras atividades. Há um projeto para criação de uma fábrica de chinelos, com o objetivo de gerar renda para comunidade e ajudar com uma escola para as crianças.

Eric Dionisio, também da Jocum, vive no município de Santana de Mundaú, em Alagoas. Seu desejo é ser um facilitador entre projetos e igrejas, identificando ações missionárias já estabelecidas para facilitar acesso e engajamento de voluntários e mantenedores.

Já Everton de Deus, que é de Belém, mas mora atualmente no Amapá, compartilhou sua dificuldade para desenvolver ações na perspectiva do evangelho integral. Ele, que faz parte do Grupo estudantil “Seven”, diz perceber uma falta de interesse e engajamento dos jovens em ações para fora da igreja. “Muitos jovens estudam para concorrer a cargos públicos em busca de estabilidades. Depois que entram no serviço público, se acomodam”, afirma Everton. Ele diz que, mesmo com as dificuldades, tem conseguido se reunir com amigos para reflexão e estudo, mesmo que seja depois das 22h, já que todos trabalham durante o dia.

O manauara Reginei Alves, da Assembleia de Deus, ainda não começou a reunir um grupo para estudo do conteúdo das revistas enviadas pelo Paralelo 10, mas disse ter sido desafiado para a ação, durante o encontro com os demais representantes.

Durante os curtos intervalos do congresso, os representantes se juntavam, para um bate-papo. “Foram relevantes e ajudaram cada um se conectar com a sua realidade e refletir sobre sua atuação à luz do que ouviram durante todo o congresso. Certamente houve despertamento, inspiração e desafios”, afirma Suely.

IMG-20151028-WA0003Expressão de gratidão

O projeto Paralelo 10 custeou a inscrição no Congresso e ajudou parcialmente nas passagens dos seis representantes. Veja o agradecimento de Jean Oliveira, representante do P10 em Nova Cruz, Rio Grande Norte:

“Muito me alegrei pela oportunidade promovida pelo projeto Paralelo 10. Pelo segundo ano consecutivo pude ir ao Congresso de Pastores e Líderes da missão ALEF. Foram dias marcantes de muito aprendizado e convocação a desafios que evocam a missão integral. Dentre tudo que vi e ouvi, o que mais me impactou foi a mensagem e testemunho de Anna Ho (missionária neozelandesa no Vietnã). Ela destacou três coisas que devemos buscar realizar: 1) Ver Deus ser glorificado na comunidade; 2) Amar de fato o próximo 3) A igreja fortalecida; que será resultado das duas primeiras. Agradeço a todos pelo investimento em nossas vidas e missão.”

Para Suely, articuladora do P10, o encontro com os representantes foi muito importante, pois além de facilitar reflexões dos temas das plenárias e demais momentos do Congresso, serviu como um elo para criar e aprofundar vínculos, trocar experiências e apoiar uns aos outros em oração.

  1. Jean Oliveira

    Glórias a Deus conheci novas pessoas e revi amados q já conhecera antes.

  2. Alciran Frazão

    Sou grato a Deus por esse momento edificante e pelos irmãos que pude conhecer.
    Em breve estaremos atuando com trabalho de evangelização no Instituto Federal de Nova Cruz/RN, com orientação da ABU – Natal e ABUB. Fruto do congresso ALEF e incentivo da Ultimato.
    Eternamente grato.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *