Sustentabilidade_ambientalOs cristãos deveriam se importar com o meio ambiente? Às vezes, os cristãos relutam em levar as questões ambientais a sério. Em alguns casos, isto ocorre porque não compreendemos as questões ambientais do ponto de vista de Deus. Isto significa compreender os propósitos de Deus para a criação, desde o princípio, atualmente e para o futuro. Não devemos nos esquecer de que fazemos parte da criação de Deus. Jesus morreu e ressuscitou não apenas para nos reconciliar com Deus, mas para reconciliar o resto da criação com Ele também. Por este motivo, o nosso ministério para o meio ambiente deve ser levado a sério.

Vejamos o que a Bíblia nos mostra sobre o que Deus pensa sobre o meio ambiente e qual deve ser a nossa resposta.

Os seres humanos fazem parte da criação, porém, o nosso papel é único.

Leia Gênesis 1:26-28
O que há de especial na criação dos seres humanos por Deus em comparação com o resto da sua criação?
Que responsabilidade Deus dá aos seres humanos, tanto aos homens quanto às mulheres?

Dependendo da tradução da Bíblia, estes versículos usam ordens como governar, subjugar e dominar. Deus dá aos seres humanos a autoridade para cuidar da sua criação:

• Leia Gênesis 2:4-9, 15 Como Deus criou o primeiro ser humano? Qual é a intenção de Deus para os seres humanos? Em hebraico, a palavra para homem é adam, e a palavra para solo é adamah, o que mostra a nossa conexão com a Terra. De que maneira a compreensão da nossa conexão com o mundo à nossa volta influencia o modo como o tratamos?

• Leia Salmos 24:1 A ordem de Deus, de que governemos sua criação, significa que devemos governá-la isoladamente dele? Quem é o principal encarregado? Se começarmos a ver a criação como pertencente a Deus e não a nós, de que maneira diferente talvez passemos a tratá-la?

• Em Gênesis 2:15, Deus explica sua ordem. Diferentes traduções da Bíblia usam palavras como trabalhar, servir, manter, cuidar, guardar e cultivar. De que maneira este versículo pode ser usado para confrontar a ideia do domínio egoísta? Pense sobre Filipenses 2:5-7

• Como somos feitos à imagem de Deus, o nosso domínio deve ter como modelo o domínio de Deus e deve espelhar-se no seu caráter.

• Como seres humanos, temos autoridade real sobre o resto da criação, mas devemos exercê-la como servidores do nosso Deus criador e da Terra e de suas criaturas, as quais nos foram dadas por Deus para que as governássemos.

• Já vimos como Deus ama a sua criação, como Ele a aprecia e como se importa com ela. Se amamos a Deus, devemos querer ser como Ele e devemos nos importar com as coisas com as quais Ele se importa.

Temos a atitude certa com o nosso papel na Terra como seres humanos em relação à criação de Deus?

Nossas práticas refletem esta atitude? O que podemos fazer para levarmos mais a sério a ordem de Deus, de que cuidemos da sua criação?

Como podemos responder a alguém que acha que tem o direito de explorar de forma egoísta os recursos da Terra?

Pense sobre áreas em que as pessoas podem não estar cientes de que não estão cuidando da criação. Como podemos conscientizá-las?

* Estudo Bíblico retirado do Manual ROOTS 13 “Sustentabilidade ambiental”, do espaço de recursos da Tearfund. Clique aqui e acesse o material na íntegra.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *