P10_20_05_15_Capacitar2015
Será realizado no período de 2 a 7 de agosto deste ano, em João Pessoa (PB), o Capacitar 2015. O treinamento visa servir a comunidade missionária brasileira, oferecendo capacitação nas áreas de Antropologia Cultural, Plantio de Igrejas e Aquisição de Línguas. O público alvo do encontro são missionários, líderes de missões, seminaristas e vocacionados para a obra missionária.

Em 2005, Ronaldo Lidório ministrou pela primeira vez no Brasil uma capacitação antropológica baseada no “Método Antropos”, uma metodologia de mapeamento cultural com foco na comunicação transcultural do Evangelho. O “Método Antropos” foi desenvolvido pelo próprio Ronaldo que é doutor em Antropologia pela Royal London University e atuou como missionário por 9 anos como plantador de igrejas e tradutor do Novo Testamento entre o povo Konkomba-Bimonkpeln, no noroeste africano. Foi a partir deste método desenvolvido pelo missionário e ministrado anualmente em diferentes regiões do país que nasceu o Capacitar.

De acordo com Cassiano Luz, um dos coordenadores do evento, o Capacitar visa suprir a deficiência de formação antropológica do movimento missionário brasileiro, baseada no tripé da prática missionária transcultural, formado pela “Missiologia/Teologia”, “Linguística” e “Antropologia”. Para isso, a capacitação oferece os cursos de Antropologia Intercultural, Plantio de Igrejas e Introdução à linguística e Aquisição de línguas. A equipe de professores é integrada por Ronaldo Lidório, Cácio Silva, André Souza, Carlos Carvalho, Cassiano Luz e Paulo Bottrel.

Para Cassiano, que trabalhou no campo missionário durante cerca de 8 anos com o povo Yanomami, a capacitação é fundamental e indispensável para qualquer pessoa que pretenda comunicar o evangelho em contexto transcultural. “Há dezenas de casos no mundo todo onde o método foi aplicado e mudou os rumos da atuação missionária”, afirmou.

Durante o evento, os participantes terão um espaço para atendimento pastoral e vocacional com uma equipe especializada em orientação vocacional, cuidado pastoral e psicológico. Integram esta equipe Iraquitan Bezerra, Roberto Lúcio, Carlos Henrique, Henrique e Corina Terena, Rossana Lidório, Ranúzia Inácio e Flávia Bottrel.

Serviço:
Capacitar 2015.
Data: 2 a 7 de agosto de 2015.
Local: Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa, PB.
Inscreva-se

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>