P10_30_03_15_Juvep_Por Barbara Burns

A Missão JUVEP nos últimos anos tem aproveitado o feriado de Páscoa para oferecer aos líderes e pastores, na cidade de João Pessoa e arredores, uma oportunidade de ouvir preletores reconhecidos que desenvolvem temas relevantes e desafiadores. Este ano continua com o tema geral, “O Triunfo da Mensagem da Cruz”, com o subtema “O Evangelho e a Evangelização”. Johannes Reimer, professor de teologia e missões na Alemanha, Jonas Madureira, filósofo e teólogo que trabalha com Edições Vida Nova, Rob Cheeley, missionário americano na China e Barbara Burns da Juvep serão os preletores.

O assunto “O Evangelho e a Evangelização” é importante em nossos dias porque estamos perdendo de vista exatamente o significado destas palavras. O que é o Evangelho? Qual a nossa mensagem para este mundo, seja no Brasil ou na China ou em qualquer outro lugar? Como as pessoas nas igrejas e seus líderes compreendem este conceito? O que a Bíblia fala sobre o Evangelho, uma palavra usada com tanta frequência?

Assusto quase sempre que peço para meus alunos de missiologia definirem esta palavra: Evangelho. Descubro que não entendem a importância da cruz, a necessidade do perdão do pecado, o sacrifício de Jesus em derramar seu sangue, ou o mandato de Jesus na Grande Comissão, que é o ápice do ensino contínuo de toda a Bíblia. Falta conhecer as mensagens e escritos dos apóstolos e escritores do Novo Testamento; e as visões e promessas de Apocalipse.

Além deste problema de conhecimento superficial, estamos em nossos dias com dúvidas se evangelizar é necessário, o que é evangelizar e quem deve evangelizar. Inclusivismo, divergências sobre “missão integral”, “expandir o reino de Deus” e outros assuntos estão criando ambientes desnecessários de confusão ou perda do alvo para os cristãos.

Outro assunto em pauta é sobre contextualização. Como e porque conhecer o contexto em que o Evangelho será anunciado?

Com a orientação destes objetivos o programa vai incluir palestras de Johannes Reimer, que vai falar sobre liderança pela pregação e como a Igreja deve abraçar o mundo. Quais são os desafios do nosso mundo contemporâneo? Como podemos compreender, alcançar e transformar nosso mundo? Quais os desafios ideológicos e espirituais deste mundo? Como podemos viver e comunicar o Evangelho nele? Como transformar o mundo através de comunidades cristocêntricos relevantes?

Jonas Madureira vai falar sobre a cidade – a necessidade do Evangelho, como discernir entre o verdadeiro Evangelho e o falso, viver e proclamar de acordo.

Rob Cheeley compartilhará seu testemunho de anos de trabalho como médico na China, trazendo desafio dos povos não alcançados. Barbara Burns vai trazer para as mulheres informações sobre o importante papel da mulher na evangelização mundial e o desafio de continuar aumentando esta contribuição vital.

Convidamos todos a participarem conosco no Templo Central e no Espaço Gospel da Primeira Igreja Batista de João Pessoa. Detalhes estão no site da Juvep.

Nossa esperança é encorajar, instruir e desafiar todos para levar a mensagem da cruz à nossa nação e ao redor do mundo.

  • Bárbara Burns é Coordenadora Acadêmica da Escola de Missões Transculturais da Missão Juvep. É norte-americana, mas trabalha há 40 anos no Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *