Infográfico: Folha de S. Paulo

Infográfico: Folha de S. Paulo

 

Pesquisa recente do IBGE/PNUD relatou que, apesar de ter o número de domicílios com rede coletora de esgoto ter crescido, quase 41% das casas ainda não recebem este serviço. Sem dúvida, um dado alarmante. Considerando esta realidade, você já fez alguma vez um estudo bíblico sobre o assunto? Conheça este abaixo, elaborado pela Tearfund.

 

****

Leia Deuteronômio 23:12-14

Há muito pouco ensinamento na Bíblia sobre saneamento além destes versículos. Os israelitas receberam instruções claras milhares de anos atrás. Entretanto, uma quantidade enorme de pessoas ainda não possuem acesso ao bom saneamento.

  • Que responsabilidade temos em assegurar que todos tenham um saneamento adequado hoje em dia?

O versículo 14 fala de como esta ordem foi dada para manter o arraial santo, mas a prática também o teria mantido saudável. Deus estava ciente da necessidade de um bom saneamento muito antes que as pessoas compreendessem as doenças causadas pelo mau saneamento. A limpeza física está ligada à santidade moral.

  • Nossas práticas sanitárias e nossa higiene pessoal mostram que nos preocupamos com nossa saúde e a saúde de nossas famílias?
  • A maneira como vivemos faz com que os outros sofram doenças devido à falta de higiene em nossos lares e em torno deles?

O ensino bíblico sobre a higiene

O ensino bíblico principal sobre a limpeza física aparece em Levítico, capítulos 11-15. Algumas das regras podem parecer estranhas e difíceis para nós. Entretanto, o nosso conhecimento moderno de como muitas doenças são transmitidas nos mostra que essas regras são bem sensatas.

Leia Levítico 11:32-40, 13:29-59 e 15:1-15

A necessidade de isolamento e lavagem para evitar a propagação de infecções é frequentemente enfatizada. Mesmo hoje em dia, pode ser difícil distinguir entre os vários tipos de infecções. A boa higiene é muito importante para evitar a propagação de infecções. A transmissão de doenças como a AIDS (SIDA) e a hepatite através do sangue e outros fluidos do corpo, mostram claramente que precisamos tomar cuidado.

Leia Romanos 12:1

Paulo insiste em que apresentemos os nossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

  • Que tipo de corpo estamos oferecendo ao vivermos para Ele? Nem sempre podemos evitar as doenças, mas estamos fazendo o melhor uso dos nossos recursos, tanto fisicamente como espiritualmente?
  • Estamos colocando as outras pessoas em risco por causa da nossa má higiene? Esta é uma atitude cristã (Filipenses 2:4)?

Leia Mateus 23:25-28

Jesus criticou os fariseus por serem limpos por fora, mas impuros por dentro. Ele lhes disse que fossem limpos de dentro para fora.

  • Jesus diria algo diferente para nós nos dias de hoje?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *