De cada 4 casos de violência contra mulher no Alto Solimões, no Amazonas, 1 é sobre lesão corporal. Este dado e muitos outros são fruto do trabalho de um grupo interdisciplinar de acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas. Foram feitos mais de mil registros no Mapa da Violência contra Mulheres na Mesorregião Amazônica do Alto Solimões/AM. Ao todo, o levantamento registrou 37 tipos de violência praticada contra o gênero feminino.

mapa_violencia_mulherNa primeira fase de execução, concentrou-se nos municípios de Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins. As ações desenvolveram-se entre os meses de maio e setembro de 2012 e compreenderam a realização de oficinas, visitas técnicas, pesquisa documental, cotejados por um extenso e contínuo processo de formação e revisão bibliográfica da equipe.

Na segunda fase, realizada no primeiro semestre de 2013 contemplou os municípios de Fonte Boa e Jutaí concluindo o mapeamento de todas as cidades da mesorregião do Alto Solimões e abrangeu cinco municípios do Baixo Amazonas (Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués, Nhamundá, Parintins).

O relatório pode ser baixado gratuitamente aqui.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *