Ministério Sal da Terra

Ministério Sal da Terra

O segundo dia do CNM2 começou com o louvor ministrado pelo cantor Aguinaldo Melo. Em seguida fomos abençoados com a primeira parte da devocional, “O Senhorio de Cristo”, com o pastor Russell Shedd, baseado na carta aos Colossenses.

Após o momento devocional, tivemos a palestra do pastor Jorge Noda “A Trindade e Missões”. Ele introduziu sua mensagem citando alguns dos maiores problemas da igreja na pós-modernidade, como o triunfalismo e falhas doutrinárias de muitos líderes evangélico. Sua palavra foi baseada em Efésios 1.1-14 e a reflexão foi sobre o papel de cada pessoa da trindade nas missões: o Pai escolhe, o Filho redime e o Espírito Santo sela. “Somos chamados para uma missão trinitariana que transforma pessoas, que forma comunidades em alianças.”

Após um intervalo de 15 minutos, a Banda Sal da Terra convidou os participantes a voltarem ao salão para ouvir o testemunho do missionário Sam Solomon. Por motivos de segurança, não pude fazer qualquer registro do seu testemunho.

À tarde foi a vez dos seminários e cursos, distribuídos em outros locais da cidade, e a apresentação de algumas agências missionárias.

À noite a Banda Sal da Terra e o cantor Aguinaldo Melo ministraram o louvor, e em seguida, ouvimos o pastor Hernandes Dias Lopes falar sobre “O Missionário Paulo: Sua Vida e Mensagem”. Ele fez um panorama da vida de Paulo desde a época em que ele perseguia os cristãos, até seus últimos momentos na prisão.

Ao final de sua mensagem, o pastor desafiou todos os presentes a proclamarem as verdades do evangelho até o fim de suas vidas, mesmo em meio de crises e tribulações, como fez o apóstolo Paulo, “o maior missionário do Cristianismo”.

O 2º Congresso Nordestino de Missões conta com a presença de 1.100 participantes, representando 25 estados brasileiros e 200 cidades. 55% são homens, 45% mulheres; 33% missionários e 20% pastores. Além de uma equipe simpática formada por quase trezentas pessoas.

Frases de Jorge Noda:

“A verdadeira obra missionária não é encher templos, mas ver pessoas que são transformadas em santos e que buscam a santidade de Deus.”

“Sem a mensagem da cruz não há salvação.”

”Nós somos herança e nós somos herdeiros”

“Um dos maiores desafios da igreja nordestina é o aperfeiçoamento dos líderes. Eles precisam compreender o que é o Nordeste, quais são as características específicas da região e como lidar com isso. Esse preparo envolve o conhecimento da cultura. O nordeste não é mais uma cultura isolada. Existe muita influência dos meios de comunicação, da secularização e do relativismo. Além de disso, eu vejo a necessidade de treinamento para o contexto nordestino especialmente para o sertão. Treinar o sertanejo é mais produtivo, mas estratégico do que mandar pessoas da cidade grande. Sertanejos bem discipulados estão mais preparados pra lidarem com os desafios do sertão.”

Frases de Hernandes Dias Lopes:

“Primeiro você tem que aprender que tudo depende de Deus, e nada depende de você.”

“Quem dá o direcionamento da obra missionária é Deus.”

“Missão e ação social não são excludentes, completam-se.”

“Vai faltar o apoio dos homens, mas não vai faltar o apoio de Deus”

Com a palavra, os participantes

“Cheguei com muitas expectativas porque já tinha participado de outros eventos, inclusive com alguns dos palestrantes que estão aqui, mas a gente sabe que a palavra de Deus sempre se renova e foi isso que aconteceu. Ontem a noite foi maravilhoso. A palavra de Ronaldo foi transformadora. Realmente falar de Jesus é algo que a gente precisa colocar em prática, porque no dia a dia a gente acaba falando muito de igreja, do que você fez e acaba deixando Cristo de lado.”
Heliania, da Missão Evangélica pentecostal do Brasil, de Acari (RN)

“Conheço o trabalho do Paralelo 10 e para mim tem sido uma benção, porque eu vejo que algumas noticias do interior são divulgadas no blog e acho isso importante. Além do blog, a revista Ultimato tem me abençoado bastante. Sempre que posso, empresto a revista e divulgo o blog.”
Denilson, de Caicó (RN)

“Está sendo importante porque eu estou vendo o despertar da igreja nordestina, a vontade de cumprir as missão de Deus. Vou sair daqui com mais respostas e com mais vontade de atrair outras pessoas com o meu testemunho.”
Márcia, integrante da Igreja Batista Betel de Aracaju (SE)

 

______________________
Com informações de Lívia Lins, jornalista voluntária do Paralelo 10/Ultimato.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *