participantes_congresso_acevDo sonho à realidade, das inquietações às ações. O 1º Congresso de Missão Integral do Sertão Nordestino foi fruto de um antigo sonho da ACEV (Ação Evangélica), que em seus 75 anos de missão, uniu forças com inquietações de várias iniciativas evangélicas atuantes na região do Semiárido do Nordeste Brasileiro. Um evento que não só falou do sertão, mas vivenciou o sertão.

Construído por uma equipe de nove organizações parceiras, o evento reuniu 150 congressistas, dos estados do Alagoas, Piauí, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba,  Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul unidos por um sertão sustentável como evidência do Reino de Deus no Nordeste. Um público de maioria sertaneja, com representatividade de diversas instituições, organizações e movimentos tradicionais e pentecostais para o mesmo propósito.

A Fazenda Verdes Pastos no município de São Mamede do alto sertão paraibano, considerada reserva ambiental da região, sediou o congresso, dando aos participantes a oportunidade de uma paisagem do bioma caatinga respeitado e bem cuidado. A hospedagem não fugiu às características sertanejas. Pequenas casas sem laje ou qualquer forro, somente ripas e telhas, portas e janelas a “caráter”, água do poço salobra para o banho, com suave calor piedoso do mês de julho. Comidas típicas, artesanato com bordados, peças de algodão colorido, chaveiros de fuxico e couro e estandartes de estopa. Reuniões em um galpão com vista para todos os lados, onde os pássaros também participavam sem reservas cantando e se aproximando enquanto acontecia a discussão de como cuidar e conviver com nossa caatinga como prática do evangelho, lugar que recebeu em uma de suas paredes a exposição de algumas fotos de animais da Fazenda tiradas pelo pastor John Medcraft. A exposição foi montada por Alison Worrall da Rede Mãos Dadas.

A visita ao Programa Sertão Sustentável da ACEV Brasil levou 64 congressistas, guiados pelos pastores/coordenadores dos projetos que compõem o programa, a duas comunidades beneficiadas com aspectos completamente distintos: a comunidade quilombola Fonseca, que recebeu a perfuração de um poço através da igreja, e que hoje ouve o evangelho com sede e gratidão, ansiosa por continuar o processo de transformação integral; e o sítio Pinheira, que também recebeu a perfuração de um poço e já avançou na implantação dos projetos “Plantação” e “4 Pernas”. Nessa comunidade seis famílias foram beneficiadas com agricultura familiar e criação de cabras. Resgatadas do êxodo rural, têm seus direitos humanos garantidos, construíram sua própria igreja com seus recursos e sua mão de obra, e vivem uma vida de paz totalmente sustentável.

Dois ônibus-leito foram fretados, mas só podiam ir até a cidade de Manaíra (PB); dali em diante somente em pau de arara ou caminhonete. Difícil foi achar quem queria ir de caminhonete. Dos mais velhos aos mais novos, todos queriam a experiência de por alguns momentos passar pelo que os moradores vivem todos os dias para ir estudar ou trabalhar. Os participantes sabiam que não era turismo, mas sim identificação para melhor discussão da prática missionária e da disposição de ir ao sertão não apenas para visitar mas para ficar. As duas horas e meia de ida foi de conhecimento mútuo entre os congressistas e de expectativa, a volta foi de compartilhar o impacto da vivência e de cansaço satisfatório por ter ganhado tempo vendo e ouvindo testemunhos que jamais serão esquecidos. E mais que isso, serão incentivo para reproduzir a possibilidade para várias outras comunidades sertanejas.

Ação Evangelística em São Mamede marcou o segundo dia da vivência da programação do congresso, levando os congressistas a verbalizar o evangelho, a entregar literaturas e cópias do cordel “Não é como pé de cobra salvação de quem é crente”, feito especialmente para o momento pelo poeta e cordelista Silvano Lyra da PIB de Olinda (PE) e a fazer um culto ao ar livre com a participação dos repentistas Lúcio e Francisco que participaram também de momentos culturais na Fazenda.

Em continuidade à programação deu-se início aos subtemas propostos para o congresso. Os expositores foram verdadeiros facilitadores, provocando o público a interagir com perguntas e colocações. Um diferencial que enriqueceu consideravelmente o evento.  As mesas de debates contaram com diferentes atuações nas áreas de sustentabilidade, defesa de direitos e inclusão social. Grupos de dez pessoas se reuniam após cada debate para pontuar seu olhar sob o subtema debatido em cada momento segundo seus contextos e identificações, com dinâmicas pré-elaboradas por seis assistentes sociais (monitoras que interagiam com cada grupo), que facilitaram a sistematização de um documento final. Um arquivo coletado que será socializado com todos os congressistas para avaliação e conclusão final, e depois será divulgado.

A celebração dos 75 anos da ACEV encerrou o congresso com “chave de ouro”! Os congressistas saíram nos ônibus da Fazenda para o centro da cidade de Patos e se encontram com várias caravanas de todas as igrejas da ACEV no nordeste e com várias pessoas da sociedade patoense. Em um palco ao ar livre, a banda “Sal da Terra” conduziu o público à adoração ao som da sanfona, do baixo, do triangulo e da zabumba. O pastor John Medcraft, presidente da ACEV, falou sobre 75 anos de Missão Integral no sertão nordestino e o desafio de continuar a caminhada desbravando novos campos missionários em terras sertanejas com o evangelho integral.

Texto: Gleydice Santos

O 1º Congresso de Missão Integral do Sertão Nordestino aconteceu de 9 a 13 de julho em São Mamede, PB.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *