“E todos os dias ensinava no templo; mas os principais dos sacerdotes, e os escribas, e os principais do povo procuravam matá-lo. E não achavam meio de fazê-lo, porque todo o povo pendia para ele, escutando-o”. (Lc 19.47-48)

fonesQuando a apóstolo Paulo afirmou que o Evangelho era loucura para aqueles que não creem, muitos devem ter ficado sem entender o que ele dizia. O Evangelho sempre será um desafio para compreensão de algumas pessoas que têm suas “verdades” e não conseguem abrir suas mentes para ouvir o novo e/ou refletir se são verdades inquestionáveis. Jesus entrou em Jerusalém num dia e nos dias subsequentes estava diariamente no Templo ensinando ao povo. Os sacerdotes, os escribas e os líderes do povo, cheios de “verdades inquestionáveis”, observando que o povo o escutava com atenção, tentavam fazê-lo parar, mesmo que para isso fosse necessário matá-lo.

Hoje, depois de mais de dois mil anos de pregação do Evangelho, alguns “sábios” deste mundo, continuam a tentar matar, se não aqueles que pregam a Palavra de Deus, pelo menos impedir a propagação dela. Usam todos os artifícios possíveis para impedir que ela conquiste o coração e a mente daqueles que se dispõe a ouvi-la, difamando-a com todo tipo de adjetivo.

Dizem que ela é ultrapassada para nossa época; que não corresponde mais às nossas ansiedades; quem a ouve e segue são fundamentalistas ignorantes; que a ciência já responde aos nossos questionamentos. Estes são alguns dos argumentos utilizados pelos sábios do nosso tempo, que não creem no Evangelho do Senhor Jesus. Estes, além de matarem-no em suas consciências, não desejam que Ele ressuscite em suas vidas. Consideram-no insuficiente em sua espiritualidade, porque seus ensinos aprisionam, tolhem a sua liberdade e não permite que vivam como desejam.

Mas Jesus continua a pregar para um mundo que mesmo cheio de “sabedoria”, ainda não consegue encontrar o caminho que Ele já preparou, não consegue ter respostas para a verdade que Ele nos ensinou e não consegue viver em plenitude como só Ele nos concede.

Precisamos escutar o conselho do sábio Gamaliel que, diante dos sacerdotes, disse o seguinte: “deixem esses homens em paz, pois se o propósito ou a atividade deles for de origem humana, fracassará; porém se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus”. Há dois mil anos, Jesus Cristo continua a nos ensinar o seu Evangelho, que mesmo simples, ainda cura, liberta, salva e concede vida plena a quem se dispõe a ouvi-lo.

Oração: Senhor amado, que os nossos olhos continuem a buscar-te em meio às sombras deste mundo. Que os nossos ouvidos continuem a se abrir para escutar os sons inefáveis da tua voz. E que o nosso coração continue disposto a guardar o depósito precioso do teu Evangelho, pois somente tu, Jesus, tens as palavras de vida eterna. É o que em teu nome oramos. Amém!

____________
Rev. Fred Souto é presbítero da Igreja Anglicana, Diocese do Recife (PE); faz parte do Arcediagado Centro. É autor das da série de meditações do “Maná do Senhor”.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *