P10_15_04_13_Brigadeiro_acaiBrincar de brigadeiro tem sido uma das minhas diversões preferidas nos últimos tempos. É só juntar criatividade + leite condensado + manteiga e inventar moda. Depois servir no formato que quiser: de colher, de bolinha, no potinho, na caneca…

Aproveitei minha passagem pela terrinha e me joguei nesse brigadeiro de açaí, que virou minha paixão imediatamente (já fiz duas vezes e ainda enchi um potinho e congelei pra levar pro marido provar). Sabe uma sobremesa exótica de sabor denso e, ao mesmo tempo, instigante? Não dá vontade de parar de comer, e se você é fã de açaí (quem nesse Brasil não é, hein?), tenho certeza que vai A-M-A-R.

Ingredientes:
– 1 lata de leite condensado
– 1 colher de sopa de manteiga
– 4 colheres de sopa de açaí (aqui em Manaus e em todo o norte o açaí se consome em forma de um suco bem espesso, que facilmente se incorpora ao leite condensado)
– 4 gotas de corante alimentício cor-de-rosa

Como fazer:
1. Misture todos os ingredientes em temperatura ambiente e leve em uma panela ao fogo baixo;
2. Mexendo sempre, cozinhe o brigadeiro até começar a soltar do fundo da panela;
3. Espere esfriar e se preferir, decore com grãozinhos de farinha de tapioca.

P10_15_04_13_Brigadeiro_acai2

 

Notas:
– A coloração desse brigadeiro no final do cozimento fica meio acinzentada. É preciso de um tico de nada de corante pra devolver a cor de açaí e deixar o brigadeiro bonitão.

– Aqui no Norte o açaí é consumido com farinha de tapioca ou de mandioca. Eu prefiro de tapioca, que consiste numa bolinha crocante, parecida com o sagu, que é usada também no preparo de mingaus, bolos, pudins.

Publicado originalmente no blog Pitadinha.

 

_________
Juliana Stelli
é uma “mestre-cuca” de Manaus, AM, mas atualmente mora em Recife, PE. Ela vive se aventurando em receitas no seu blog Pitadinha. Mas no momento sua maior aventura mesmo é cuidar do pequeno Davi, seu segundo filho que nasceu neste mês de fevereiro.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *