Nossa alegria é enorme quando recebemos testemunhos e relatos de como tem sido o trabalho dos nossos representantes locais. Quando vemos as fotografias, a distância nem parece tão grande. São pessoas queridas lendo as mesmas palavras, buscando a mesma verdade e servindo o mesmo Deus. Vejam que boas notícias o Edilson, de São Luis, MA, nos enviou:

Grupo de estudo do Paralelo 10 em São Luis, MA

 

Em uma comunidade chamada Morro, dentro do bairro do São Francisco em São Luís, MA, drogas, violência, pobreza são questões visíveis nas próprias condições de moradia, pois muitas famílias moram sobre a maré em palafitas. Lá desenvolvemos um projeto de “pastorear famílias não cristãs” visitando-as semanalmente há mais de 3 anos. Assim, nos tornamos familiares, tomamos cafezinho, às vezes almoçamos, firmamos parceria com igrejas locais, realizamos um dia de ação social (2011), projetamos filmes no telão, levamos gente ao hospital, conhecemos e consolamos pessoas nos velórios dos seus entes queridos,choramos com os que choram, e nos alegramos com os que se alegram… Ensinamos e pregamos na igreja Batista (que é nossa parceira local). Realizamos, também, um seminário sobre missão integral e desenvolvimento comunitário (maio/2012) com pastores e líderes do bairro,  Mas acima de todo programa e projeto, conhecemos os nomes e servimos as pessoas pontualmente em suas necessidades específicas.

Em 2012, mais um hábito transformador foi acrescentado. Em quase todos os meses nos reunimos para ampliar nossa consciência e ação transformadora como grupo local do Paralelo 10. Nesses encontros, por meio de estudos indutivos, somos edificados e estimulados pelos artigos contextualizados, bíblicos e desafiadores da revista Ultimato. As pessoas estão extremamente motivadas em participar das reuniões do Paralelo 10, tanto que tive que colocar uma ordem de prioridade na distribuição das 10 (dez) revistas: “Quem chegar primeiro na reunião ganha a Revista Ultimato ok?!”

Os encontros mensais do Paralelo 10 tem sido instrutivos, além de ser um momento de compartilhar experiências que tivemos durante o mês na comunidade “pastoreando as famílias não cristãs”. Na última reunião do Paralelo 10, marcamos um encontro de convivência para 12 de janeiro/2013 numa casa de praia num município próximo de São Luís, a fim de planejarmos ações transformadoras na comunidade. Em 2013 temos o desejo de viabilizarmos ações com os idosos, tão solitários dentro de suas próprias famílias.

Nestes anos de “pastoreamento de não cristãos,” frutos estão sendo colhidos. Como a Dona Lucilene, que conheci no velório de seu esposo há quase 2 anos, e que desde então começou a andar conosco. Ela sem ser cristã, se propôs como cozinheira profissional fazer o jantar gratuitamente no final do ano de 2011 para as famílias não cristãs. Em 16 de julho de 2012, num culto em frente a sua casa, ela decidiu conscientemente em seguir a Jesus. E no final do culto, o pastor que orou com ela me ligou para dizer: “Edilson, você sabe quem decidiu seguir a Jesus?! A Dona Lucilene”! Hoje as reuniões do Paralelo 10 acontecem em sua casa próximo às palafitas.

A reunião aconteceu na casa de Lucilene (de vestido rosa e preto, perto da parede), ela aceitou a Cristo há poucos meses.

Hoje liguei para a Lucinaura, uma jovem mãe de três filhos pequenos que eu a Marcinha (companheira de visitas) acompanhamos a mais de 2 anos juntamente com seu marido Acenildo. Ele, a princípio resistente ao Evangelho, acabou gostando da nossa presença e já  visita espontaneamente a igreja local. Eles sempre expressaram o desejo de oficializar sua união conjugal, mas não tinham condições econômicas favoráveis para isto, uma vez que ele trabalha em “bicos” e como pintor de forma esporádica. No dia 10 de novembro/2012, o projeto que coordeno juntamente com a Igreja Batista Esperança de Israel do bairro, viabilizaram o casamento deste casal. A família da Lucinaura veio do interior do estado nos dando oportunidade de compartilhar de Cristo Jesus também com eles. Dias depois o pastor da Igreja Batista me ligou dizendo que a Lucinaura decidiu em seguir a Cristo Jesus.

Casamento de Acenildo e Lucinaura

Que sejamos continuamente transformados para sermos agentes de transformação. Pois como Jesus disse: “o Reino de Deus está dentro de vós”!

Edilson Ribeiro Gomes Filho, representante do Paralelo 10 em São Luis, MA

  1. Que lindo testemunho, conheço o Edilson, e fico muito feliz com essa dedicação e amor solidário com os pobres, e esse ministério significativo. Que Deus continue abençoando a todos os envolvidos e a todos os servidos,
    Tonica

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *