Foto: SBB

– O que a Sociedade Bíblica do Brasil pode fazer para ajudar as igrejas a distribuir a Bíblia na Amazônia?
– O que mais precisamos aqui é de um “Barco da Bíblia”.
Este diálogo, mantido entre Luiz Antonio Giraldi, ex-diretor executivo da SBB, e líderes cristãos reunidos em Manaus, 1962, foi inspirador. Naquele mesmo ano, foi criado o programa Luz na Amazônia, destinado a levar assistência médica, social e espiritual às comunidades ribeirinhas. Hoje, passados 50 anos, esta iniciativa social faz parte da vida da região. Somente nos últimos 10 anos foram beneficiadas 118 mil pessoas que vivem às margens do Rio Amazonas.

As atividades do programa são realizadas atualmente com o apoio do barco-ambulatório Luz na Amazônia III e o Barco Bíblia Luz na Amazônia II, ambos projetados para navegar na Bacia Amazônica, em viagens periódicas e com roteiros pré-determinados. O barco-ambulatório conta com enfermaria, consultórios médico e odontológico, farmácia e laboratório de análises clínicas, estrutura que possibilita realizar de atendimentos de emergência a cirurgias de pequeno porte.

A viagem inaugural do programa Luz na Amazônia foi realizada no dia 8 de dezembro de 1962, com um modesto cargueiro de madeira, adquirido com a ajuda da Sociedade Bíblica da Escócia. A embarcação atendeu à população do baixo Amazonas até 1990, quando foi substituída pelo “Luz na Amazônia II”, um barco-ambulatório de ferro especialmente projetado pra navegar naquela região e adquirido com recursos da Sociedade Bíblica do Canadá.

Em 1997, foi inaugurado outro barco, o “Luz na Amazônia III”, todo construído em aço e com autonomia de viagem de 20 dias. A embarcação garantiria um impulso decisivo para atender aos objetivos do programa: elevar o padrão de qualidade de vida do ribeirinho; promover o fortalecimento de vínculos familiares e proporcionar mais visibilidade para a realidade da região.

As duas embarcações, que atualmente integram o programa, realizam trabalhos distintos, mas complementares, abrangendo os estados do Pará, Amazonas e Amapá. “O Barco da Bíblia Luz na Amazônia II, considerado uma verdadeira livraria flutuante, tem como principal finalidade oferecer Escrituras a um valor acessível, facilitando sua aquisição por pessoas que, em geral, não tem acesso a outras livrarias”, explica o Secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert.

O Barco Luz na Amazônia III visita pequenos núcleos populacionais estabelecidos às margens dos rios, igarapés e furos da região. São populações ribeirinhas, que tem uma dinâmica de funcionamento socioeconômica com características próprias. Nessas comunidades, distantes dos centros urbanos, a situação é de isolamento. As únicas estradas são os rios, e o meio de transporte mais comum são os “casquinhos” – pequenos barcos a remo. Na maioria das localidades não há posto médico, farmácia e nem escolas.

No mês de dezembro, considerado um período crítico – entressafra do açaí, escassez do pescado e baixa renda -, o Programa Luz na Amazônia promove a campanha “Natal dos Ribeirinhos”. A iniciativa da SBB conta com parceiros e voluntários para realizar uma programação especial que visa levar um pouco de conforto material e espiritual à população atendida pelo programa, no estado do Pará.

Nas primeiras duas décadas, o Programa Luz na Amazônia promovia a distribuição de Escrituras, atendimento espiritual e social, por meio da entrega de donativos. A partir de 1980, foram iniciados os atendimentos de assistência médica e, nos ano 90, o programa passou a oferecer também assistência odontológica e laboratorial. Em 2003, foi iniciada a implantação de uma nova metodologia de trabalho, com foco em prevenção na área da assistência social, saúde e na promoção cultural da população por meio de ações e projetos com maior potencial transformador da realidade social. Para isso, foi assinado o primeiro termo de parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

“A experiência com o Luz na Amazônia nos dá a dimensão do poder transformador da Palavra de Deus. Além de proporcionar o atendimento médico e social, tão importantes para a região, a distribuição de Escrituras é recebida com muita alegria, porque traz, principalmente, esperança, um sentimento muito valioso para para os moradores dessas comunidades”, avalia o Secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert.

Os impactos positivos alcançados com o programa Luz na Amazônia motivaram a SBB a ampliar sua abrangência e a replicar em outras regiões a experiência bem-sucedida, com a criação do Luz no Brasil, em 2008. Atualmente, a iniciativa engloba três outros projetos importantes: o Luz no Sul e o Luz no Sudeste, que contam com ônibus-ambulatório para os atendimentos, e o Luz no Nordeste, que utiliza um caminhão-ambulatório para percorrer a região.

Fonte: Revista A Bíblia no Brasil n° 236, da Sociedade Bíblica do Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *