O Brasil inteiro hoje em dia conhece o açaí, ama e consome sem moderação.

Mas quem já tomou o legítimo açaí com farinha de tapioca, sempre torce o nariz para essas versões “na tigela”, com granola, banana, e etc. Não é a mesma coisa. Mas é verdade também que quando a gente não pode tomar o legítimo, qualquer coisa que lembre o sabor desta iguaria da culinária do norte faz o coração bater mais forte.

Pra matar um pouco a saudade nasceu este salame, que pode ser feito com o açaí líquido ou em pó, facilmente encontrado em casas de produtos naturais. Uma sobremesa delícia e fácil, pra deixar na geladeira e ficar beliscando de vez em quando. Para preparar, você vai precisar de:

1 lata de leite de condensado
1 colher generosa de manteiga
50g de açaí em pó (ou cinco colheres de sopa bem cheias)
1 pacote de bolacha maizena triturada grosseiramente (use as mãos mesmo)

Em uma panela misture o leite condensado, a manteiga e o açaí em pó, leve ao fogo baixo mexendo sempre até dar o ponto de brigadeiro.
Apague o fogo e junte a bolacha triturada, misture bem.
Abra um pedaço grande de papel filme em uma bancada e distribua a massa.
Vá enrolando da borda para o centro, para dar o formato de salame
Enrole o salame completamente no papel filme e depois em papel alumínio, leve para gelar por pelo menos 4 horas ou até que esteja bem durinho.
Fatie e sirva

*Pra quem pode usar o açaí legítimo, utilize 4 ou 5 colheres e finalize com um corante alimentício rosa ou vermelho para corrigir a cor, pois durante o cozimento o açaí ganha uma cor acinzentada.

Juliana Stelli é uma “mestre-cuca” de Manaus, mas mora atualmente em Recife. Ela vive se aventurando em receitas no seu blog Pitadinha

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *