Nos dias 10, 11 e 12 de Julho estive em Caiçarinha da Penha, um pequeno povoado, distrito de Serra Talhada, PE, no sertão nordestino. Há alguns anos cheguei lá com o ministério Sal da Terra para um trabalho de plantação de igreja. Desta vez, novamente em parceria com o Sal da Terra, tive o privilégio de levar duas kombis com pessoas de minha igreja local; um sonho realizado: juntar pessoas que amo num local que faz parte de minha história.

Caiçarinha da Penha tinha um histórico de muita aversão ao cristianismo. As noticias que ouvíamos eram de que poderíamos ser expulsos a pedrada, como aconteceram em outras ocasiões. Mas agora, depois de cinco anos de trabalhos contínuos, o lugarejo nos recebe com alegria nos lábios. Isso é gratificante!

Fomos num total de 21 pessoas e a viagem teve como intuito levar para a cidade a montagem de uma brinquedoteca, projeto que surgiu após uma aula de ludicidade, cujo tema estava relacionado ao direito da criança de brincar. Conhecendo a dura realidade da criança sertaneja, me entusiasmou a ideia de possibilitar algo para ajudar a mudar essa realidade. Meu sonho desde então tem sido levar para várias cidades do sertão o projeto “Brinquedoteca, direito de ser criança”.

Esse projeto tem como finalidade estabelecer a montagem de um ambiente lúdico, educativo, organizado com vários espaços que possibilitem a interação entre crianças e crianças, pais e filhos, professores e alunos. Lugar onde, de forma prazerosa, a criança tenha à sua disposição o que lhe é de direito.

Em Caiçarinha da Penha, com o apoio de alguns parceiros (Igreja Vineyard Recife, Sal da Terra, Voz na Rua, turma de Pedagogia da Faculdade Joaquim Nabuco e outros), conseguimos montar cinco cantinhos temáticos: o da leitura; da música; da casinha; dos jogos; da arte. Nestes cantos as crianças encontram materiais diversos relacionados aos temas e a ideia é que o espaço seja utilizado várias vezes na semana e em parceria com a escola local, os professores tenham a alternativa de levar sua sala para brincar, criar, imaginar, ler, jogar, socializar e interagir num ambiente que tem cara de criança.

Durante os dias em que estivemos na cidade montamos a brinquedoteca, tivemos uma maratona de jogos e campeonato de futebol. Também foram realizadas a primeira visita e utilização do espaço da brinquedoteca, visitas a algumas famílias, exposição de artes, exibição de filme e um passeio ao cume do monte, lugar de procissão para alguns e de oração e contemplação para outros.

Estar em Caiçarinha foi um momento ímpar para mim e minha igreja, sou muito grata a Deus pela oportunidade de servir e ver o agir de Deus de forma tão presente na cidade. Jorge a Aldenice, são missionários da Igreja Presbiteriana e estão realizado um trabalho maravilhoso desde que se estabeleceram na cidade e é notória a diferença que ocorreu desde que o reino de Deus chegou ali.

Numa outra oportunidade quero falar um pouco desta historia e compartilhar da transformação integral na vida de várias pessoas da cidade. Minha impressão é que este lugar servirá de modelo para aquilo que Deus quer e vai fazer no Sertão Nordestino.

Ore por Caiçarinha da Penha, pelo projeto Papa Capim, pelo Projeto Brinquedoteca-direito de ser criança, pelo Ministério Sal da Terra e pelo sertão nordestino. Peçam ao Senhor da Seara que envie mais trabalhadores para a sua seara. Se você sente tocado em participar deste projeto entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te introduzir nesta caminhada.

Para saber mais acesse este e este link.

 

Janaína Lima é pastora missionária na Igreja Vineyard em Recife, ex-aluna do Centro Evangélico de Missões (CEM) e representante do Paralelo 10.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *