Jean Rodrigues, representante do Paralelo 10, e seu grupo de leitura

É comum divulgarmos aqui eventos de reflexão sobre missão integral. Sempre são oportunidades excelentes. No entanto, às vezes podemos nos esquecer que os mais duradouros e constantes encontros de reflexão acontecem em nossas igrejas locais com nossos líderes locais. Não são eventos, divulgados e cheios de gente, mas são encontros (no melhor sentido da palavra), que nos unem e nos formam.
Por isso, nos alegramos com notícias como esta abaixo, enviada pelo Jean Rodrigues, que mora em Nova Cruz (RN). Ele é um dos representantes do Paralelo 10 em sua igreja local, a Assembleia de Deus, e realizou um encontro com oito pessoas que lideram junto com ele diversas ações missionárias na cidade. Ao todo, o grupo tem onze pessoas.

Leia o relato de Jean e a reflexão feita pelos líderes


Fizemos o primeiro encontro e nele entregamos a Revista Ultimato nº 335 (março-abril de 2012). Pedimos que o grupo lesse o artigo “A Missão Integral de Jesus”, de René Padilha, e a partir deste definissem o que é Missão Integral. Também sugerimos que apreciassem a explanação de Dom Robinson Cavalcante no artigo “Profetismo – item esquecido da missão integral”, e nesta, perguntei o que os impressionou. Após esse momento, fizemos um momento de oração em favor das localidades que participam do Paralelo 10.
Leiam abaixo as respostas dos nossos líderes:


Sobre Missão Integral
“A missão deve atingir todos os aspectos da vida de um ser humano. O mesmo não é apenas um ser espiritual, mas também social, sentimental e material. Que tenhamos Jesus como nosso exemplo.” (Ana Paula Lopes, líder de jovens)
“Assim como Jesus sente o amor por nós, também devemos sentir pelos outros evangelizando-os.” (Maria Rosinalva, trabalha com visitações)
“É estabelecer a ordem messiânica em uma disponibilidade globalizada do ser humano em tempo e fora de tempo.” (Alciran Frazão, trabalha em nosso programa de rádio)
“Quando falamos em missão integral nos deparamos com um conteúdo de extremo valor funcional, assim Jesus olhou para a situação humana. Soube trabalhar em cima de cada necessidade, fosse ela espiritual ou física.” (Anabel Gonçalves, professora de escola bíblica dominical e 2ª coordenadora da Secretaria de Missões)
“Missão Integral é proclamar o Reino de Deus de uma forma global tendo como objetivo a restauração total do homem envolvendo corpo, alma e espírito.” (Maria da Conceição P. Barbosa, professora de escola bíblica dominical e 1ª coordenadora da Secretaria de Missões)
“Missão Integral é o compromisso que o cristão tem com todos os aspectos da vida humana, seja espiritual, físico ou material.” (Orlando B. Cavalcanti, professor de escola bíblica dominical)
“É preparar-se e unir-se e fazer algo para Deus em evangelização como o fez Jesus, com compaixão pelas pessoas desgarradas como e errantes como ovelhas sem pastor.” (Dalvaci Xavier, trabalha com visitações)
“Missão Integral é algo muito transparente e de simples entendimento. É só olhar o ministério de Jesus. Ele não só modificava o ser interior, mas também o exterior. Entre tantas passagens bíblicas há uma que remete bem a essa questão. A da mulher adúltera (Jo 8.1-11). Uma transformação pela missão integral de Cristo.” (Robson)
“Analisando o texto ‘A missão integral de Jesus’, podemos perceber que ele desenvolveu seu ministério usando como oportunidades de serviço as necessidades humanas. Nós, da Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira de Nova Cruz (RN), enfatizamos princípios da lei e dos valores do reino de Deus como paz, justiça, etc. Isso é missão integral.” (Maria Verônica)
Sobre o Profetismo como item esquecido na missão integral, alguns testemunharam que:
“As ações sociais servem como “chama” para que as pessoas venham ouvir a Palavra de Deus.” (Ana Paula Lopes)
“O desejo de defender a integridade da criação de Deus perante uma sociedade corrompida.” (Maria Verônica)
“O profetismo está esquecido parecendo até indisponível na evangelização.” (Alciram Frazão)
“A dimensão profética da missão está ficando para trás porque muitos têm deixado de crer e praticar os ensinos de Cristo. A igreja deve despertar e assumir todos os dons confiados por Deus.” (Anabel Gonçalves)
“A Igreja deve mostrar a diferença que a palavra profética, como era usada na Bíblia, pode mudar o sistema político de um povo corrompido.” (Conceição de Maria P. Barbosa)
“O profetismo tem a ver com a mensagem legítima de Deus, ou seja, os valores do Reino enfatizados e priorizados em pé de igualdade, não desprezando, sem acepção.” (Orlando B. Cavalcanti)
______________
Jean Rodrigues mora em Nova Cruz, RN e é representante do Paralelo 10. Ele promove encontros com irmãos de sua igreja local para estudar o conteúdo das revistas enviadas pelo projeto.

  1. Que bom saber que publicaram o que começamos a fazer para multiplicar as ações e idéias do Paralelo 10. É minha oração que tudo isso cresça mais e mais.

  2. FIQUEI FELIZ POR ESTAR PARTICIPANDO DESTE GRUPO, A PARTIR DA ANALISE E OS ENCONTROS PUDE TER UMA VISÃO AMPLA DO QUE REALMENTE TEMOS QUE FAZER NA TERRA.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *