Nós, evangélicos, somos muitas vezes rápidos no gatilho na hora de reclamar porque somos discriminados e escanteados nos sertões do nordeste, mas o que nós temos feito para mudar esta realidade? Vou contar umas experiências vividas nesses meus 40 anos em Patos, na Paraíba, como pastor cristão, protestante, evangélico ortodoxo! Eu uso esta definição da minha pessoa para tentar dizer que sou normal. Pelo menos acho que sou.

Vinte anos atrás, formamos um grupo composto por pessoas da sociedade patoense, chamado GIAASP (Grupo Independente de análise e ação social e política de Patos). Eu fui um dos sócios fundadores e todos os outros sócios eram católicos. Concordamos que seria uma entidade suprapartidária e suprareligiosa que lutasse pelo bem comum da população, dando sugestões às autoridades municipais ou estaduais nas áreas onde percebêssemos a necessidade de atenção. O nosso lema sempre foi “Críticas sem propostas não constroem”.

Ao longo de mais de duas décadas, o nosso grupo tem lutado em diversas áreas, tais como: limpeza pública, urbanização, trânsito, abastecimento de água, saneamento básico, saúde pública, segurança pública, educação e cultura, emprego e renda, ação social e ética na política. Tem sido uma longa caminhada, e ainda está sendo. Inicialmente, alguns irmãos olhavam para mim como um pastor suspeito. “Ele se reúne com os católicos!”. Ainda tem gente que pensa assim, mas bem menos, porque sabemos que pelo fruto se conhece a árvore e o fruto tem sido produzido para a glória de Deus e para o bem comum da população. Pois é importante que a igreja evangélica seja vista como uma igreja que se importa com o sofrimento e dificuldades do povo e que está disposta a tomar posição porque tem fome e sede de justiça. Isto é a missão integral da igreja.

Vou dar dois exemplos da atuação do nosso grupo nas áreas de limpeza pública e segurança de água, áreas nas quais houve um impacto significativo. Nada foi resolvido instantaneamente, mas com persistência e educação, estamos alcançando os nossos objetivos.

Dia da consciência limpa
Patos era uma cidade imunda. O lixo urbano era intolerável, era prejudicial à saúde, facilitava a proliferação do mosquito da dengue e fez o visual da cidade ficar parecido com o de um filme de terror. Assim, depois de anos de reuniões públicas com as autoridades e até uma marcha estudantil pelo centro da cidade no “Dia da Consciência Limpa” (criado por nós), partimos para uma tática nova. Com a aproximação das eleições municipais de 2004, sempre mantendo uma posição suprapartidária, conseguimos que os dois candidatos a prefeito declarassem, no seu plano de governo, guerra contra o lixo e a construção eventual de um aterro sanitário. O plano deu certo e nos primeiros dias de 2005, Patos se transformou numa cidade tão limpa que era difícil de acreditar.

O aterro sanitário tem demorado muito mais para virar realidade, mas ficamos insistindo em reuniões e visitas ao prefeito. Inicialmente, a prefeitura comprou um terreno para este fim e agora, no dia 1 de fevereiro de 2012, foi aberta uma licitação para a construção do aterro sanitário. Será uma vitória e tanto para a sociedade civil!

Dia da lata seca
O segundo exemplo da nossa atuação é referente à segurança de água. Patos está situada no alto sertão paraibano, bem no meio do polígono da seca. Anos atrás, nas épocas das secas, chegamos a ter água apenas de cinco em cinco dias. Esta realidade era péssima para a população e impossibilitava o crescimento da cidade. Pois, qual empresa iria estabelecer uma fábrica numa cidade sem água?

John Medcraft (centro) no protesto por água limpa em Patos (PB)

Realizamos reuniões públicas e numa delas apresentamos ao governador do Estado a proposta de uma adutora para Patos, ligada ao gigante açude de Coremas, 60 quilômetros ao oeste da cidade. Ele nos ridicularizou dizendo que era inviável e que nós não sabíamos o que estávamos propondo. Entretanto, não desistimos. Afinal, quem morreria de sede: o prefeito ou nós? Organizamos, portanto, o “Dia da Lata Seca”. Conseguimos reunir cinco mil pessoas no centro de Patos batendo latas secas com pedaços de pau. Os políticos desprezaram o dia até que viram a quantidade de pessoas na marcha. Aí eles saíram das suas tocas e tomaram a frente da marcha. A TV chegou, então improvisamos um palanque onde tivemos cuidado para dividir as falas entre os representantes de cada partido político, porque agora todos estavam a favor da adutora! Colocamos propaganda na TV, com dinheiro dos nossos bolsos, reforçando a nossa campanha. O governador acabou cedendo às pressões e hoje temos a adutora, a população tem água garantida e a cidade cresce como nunca!

Protesto bem-humorado contra a falta de água em Patos (PB)

Irmãos, a igreja evangélica tem que se engajar na comunidade. Isto faz parte da missão integral da igreja, sendo sal e luz para que o povo possa ver as nossas boas obras e glorifiquem ao nosso Pai que está nos céus. Em nenhum momento deixamos de pregar o Evangelho enquanto lutávamos nos âmbitos sociais e políticos também. Pelo contrário, já que ação fala mais alto do que palavras, a nossa pregação foi reforçada pela nossa ação, para a glória de Deus! Quando cheguei a Patos havia cinco igrejas evangélicas. Hoje são cem!

______________
John Medcraft é pastor e presidente da Igreja Ação Evangélica, com atuação principalmente na Paraíba.

 

 

  1. Sou de Patos-PB, e atesto que o Pr John realmente tem se envolvido com os problemas sociais onde ele atua como pastor, e um defensor das diferentes causas que afeta a vida das pessoas, independente de religião. Juntamente a ACEV, tem sido uma voz que clama no deserto. Como está escrito em Tiago: “…a fé, se não tiver obras, por si só está morta.”
    Que sejamos como Davi no Salmo 69- Clamarmos por justiça, para que o nome do Senhor Jesus Cristo seja glorificado!

  2. Acredito que ser sal da terra e luz do mundo e um cristão verdadeiro é isto que lemos no texto. Que Deus nos ajude a mudarmos o nosso Brasil.
    Parabém Pastor John pelo empenho e exemplo cristão.

  3. Queridos leitores esse foi mais um exemplo de ação que a igreja acev proporcionou com grupo GIAASP na cidade de patos pb a mas de 20 anos atras mostrando que lutar pelos direitos da sociedade é de suma importancia, pos hoje patos tem água graças a essa mobilisação. Hoje a igreja precisa estar mais presente para lutar por seus direitos sociais junto com toda sociedade revindicando melhor educação melhor saúde lutar pela preservação do rios ,açudes barragens por toda a naturesa. vamos vivençiar este seculo com mais vigor defendendo as causas sociais que tanto maltrata o cidadão. Parabéns por essa materia valeu JONH MEDCRAFT QUERIDO Pastor vamos continuar seguindo o exemplo de Jesus VIVENCIANO MISSÃO INTEGRAL…

  4. Que testemunho maravilhoso do meu pastor! É assim que a ACEV é! Temos sede de justiça, temos fome de transformação, e se Jesus em mim está o evangelho é real, o reino de Deus é evidenciado.
    Sonhamos com todo cristão, onde quer que seja vivendo como Jesus viveu! Se Jesus morasse em Patos acho que faria o mesmo do que lemos acima. E ele mora, através da igreja. Devemos ser como Jesus!

  5. Com esse testemunho é que mostramos e pregamos o evangelho de Cristo Jesus. A ACEV tem feito a diferença onde muitos não querem ir.
    Parabéns Pastor John, que Deus continue o dando sabedoria para lidar com as diferenças, mostrando o verdadeiro evangelho de Jesus

  6. Parabéns pastor John pelo o que o Senhor tem realizado na obra de Deus, vivendo na prática o que tem pregado. Como o nosso País está precisando de pastores e igrejas com estas atitudes de mobilizar a sociedade para que haja mais justiça, paz e salvação.

  7. Sinto-me honrado de participar de uma comunidade que faz a diferença, independente das circunstancias.
    Parabéns Pastor John Medcraft isto sim é evangelho de resultados!

  8. Parabéns ao Pr. John pelo trabalho realizado! Devemos nós também sairmos um pouco de dentro de nossos templos e colocar em prática o que pregamos e ouvimos!

  9. Parabéns Pr. John que o senhor esteja fortalecendo acada dia essa vontade de mudança, que ele continue usando-os para sua obra unidos para gloria de seu nome

  10. Com todo isso podemos ver como o Senhor tem usado a ACEV e o Senhor Pastor jonh para ajudar melhorar a vida de muitas pessoas atravéz de sua vida e ações para a gloria de Deus, que Deus continue os abençoando.

  11. Diferentemente do que tem sido divulgado recentemente na mídia sobre os evangélicos, a ACEV através do Pastor John, mostra que o Evangelho sério e comprometido com o Reino de Deus se preocupa com as causas do outro e não com seu próprio umbigo. Não extorquimos dinheiro de ninguém, mais agimos em prol do nosso próximo com amor e por amor, assim como nos ensinou nosso grande Mestre Jesus. Parabéns.

  12. A palavra de Deus, precisa ser vivida na sua mais pura essência.O evangelho que nos retorna nos impulsiona a olhar para a Cruz.Jesus revolucionou o mundo no cumprimento de sua missão,pregando e fazendo o bem a quem alcançava através de ações e práticas que revelava um Amor jamais visto igual.A ação evangelica nos sertões do nordeste tem mostrado esta filosofia de fé e vivencia de um evangelho genuíno.

  13. Continue compartilhando suas experiências John! Servem para nós encorajar ter fé engajada e a caminhar com Cristo na comunidade. Ser não apenas uma Igreja na comunidade mas uma Igreja para a comunidade. Tudo, como você tem dito muito nos últimos dias… Para a Glória de Deus!

    Te amiro muito, grande abraço, Alison

  14. São atitudes como essas que fazem toda a diferença,para nossa sociedade e mostra que podemos fazer muito quando temos consciência de quem somos e do que precisamos fazer como cristãos.

  15. O Reverendo John Medcraft faz jus até ao nome de sua igreja, Igreja Ação Evangélica, a Paraíba está de parabéns por ter em seu seio um homem e uma igreja que alem de pregar a salvação em Cristo, ainda luta pelo b em estar social. Isso é missão integral. Louvado seja Deus.

  16. É POR CAUSA DE EXEMPLOS COMO ESSES DO PR. JOHN QUE ME SINTO HONRADA EM FAZER PARTE DA ACEV,PODEMOS SIM ANDAR COM DEUS AQUI,SER VOZ DELE AQUI NA TERRA E DEMONSTRAR ATRAVÉS NÃO SÓ DE PALAVRAS MAS DE ATOS IMPORTANTES COMO ESSE;O QUANTO DEUS AMA OS NORDESTINOS E SE IMPORTA CONOSCO,NOS MINIMOS DETALHES,ELE CUIDA DE NÓS E USA HOMENS E SERVOS FIÉIS COMO ESTE,PARA DEMONSTRAR QUE SE A CAUSA É JUSTA E DIGNA ELE ESTÁ A FRENTE E NÃO DEIXARÁ DESISTIRMOS JAMAIS,Á FRENTE PELO REINO E PELO POVO.

  17. Cabe aqui uma frase da música Ser como Tu,de Autoria de Gleydice Bernardes,
    Jesus quero SER COMO TU:
    -AMAR SEM LIMITES
    -SERVIR SEM RESERVAS
    – ME DAR POR INTEIRO.
    Exemplo disso aí que vimos.

  18. A Paraíba hoje tem pessoas de boa fé, especiicando o Pr. John, pelo o empenho de mudaças no reino de Deus, visto que a missão de Jesus foi de transformar. Portanto, o mundo se voltar para a ética, demonstrando utilidade onde quer hábite. Em primeiro ponto, anunciar a salvação em Jesus, depois disto, se voltar para o bem social de todos. Assim, os homens que Deus chamou, todos tem essa visão de mudanças. E o bom delas! É pra melhor. Parabéns Ação Evangelica, conheço o seu próposito em servir.

  19. É a AÇÃO EVANGÉLICA vivendo realmente em AÇÃO, Vivendo a Missão Integral no Sertão da Paraíba, isto também é MILAGRE do nosso DEUS SOBERANO. ALELUIA!
    Que Deus continue abençoando a ACEV, Pr JOHN e todos que cumprem essa MISSÃO.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *