“…anunciai a sua salvação de dia em dia”
Salmo 96:2

A evangelização é vista muitas vezes de forma equivocada por muitos crentes: como uma “atividade de igreja”, ou seja, aquela realizada para a igreja, na igreja e com a igreja. O prejuízo dessa visão é o pensamento de que fora da igreja, na sua individualidade, a evangelização não é necessária nem obrigatória. Outro prejuízo é pensar que, ao participar de atividades evangelizadoras na igreja e com a igreja, você já cumpriu o seu papel, de forma a ficar despreocupado com sua agenda fora dali. Para exemplificar isso, basta alguém pensar que saindo para evangelizar com a igreja em dia e hora marcada, sua cota de participação do mês já foi alcançada, não precisando fazer mais nada!

Esse pensamento equivocado não é fruto apenas de interpretações e conclusões isoladas dos crentes, mas também da forma como muitos líderes conduzem e ensinam as suas igrejas. Tenho encontrado muitos colegas se queixando do pouco interesse de seu rebanho na evangelização, mas ao fazermos uma anamnese histórica e situacional da igreja, fica evidente que o comportamento do rebanho é resultado dos estímulos que são produzidos pela própria liderança eclesial. Afinal, não ensinamos apenas falando.

Segundo a expressão imperativa do salmista no texto de abertura, somos convocados a anunciar a salvação do Senhor a todos os moradores da Terra. Esse anuncio não está posto como ação sugestiva ou opcional. A tarefa do povo salvo de Deus é comunicar às demais pessoas que o Senhor salva. O texto também não analisa se os moradores da terra já conhecem ou não a salvação que vem de Deus. O mandamento determina que a ação se realize até que seja possível ver seus resultados: mais moradores da terra salvos! Ou seja, temos que anunciar e anunciar, havendo ou não conversões, mas com o objetivo que haja!

Por fim, o texto em questão desfaz o equívoco dos crentes que enxergam a evangelização como “atividade de igreja”; pois a ação de anunciar a salvação, não é apresentada como tarefa coletiva do povo de Israel, mas como ação individual de cada um diante de Deus; e essa ação deveria vir acompanhada de um esforço diário, ou seja, realizada todos os dias, em qualquer lugar, a qualquer pessoa e em qualquer situação: “…anunciai a sua salvação de dia em dia”.

Afirmo que evangelizar na e com a igreja é muito bom, mas essa é uma tarefa que deve se transformar naturalmente num estilo de vida do cristão que ama ao Senhor. Não desperdice as oportunidades que sua igreja ou convenção promover, mas não se limite a elas. Não espere por elas e não dependa delas para anunciar a salvação do Senhor a quem e a onde Ele te enviar. Afinal, cada um dará contas de si….

Que Deus nos dê uma excelente semana de evangelização!

_________

Eraldo Gueiros é pastor da Igreja Presbiteriana em Jordão Alto, Recife, PE.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *