“Ser discípulo de Cristo não é ser evangélico!” Essa frase foi, pra mim, uma das mais marcantes do Pr. Joseni no Encontrão! Tenho certeza que esse Encontrão foi um divisor de águas na vida de muitos jovens e adolescentes que estiveram lá!

O Encontro

Aconteceu nos dias 24 a 26 de junho de 2011 o Encontro de Jovens e Adolescentes do Presbitério Oeste da Bahia. Com o tema “Missão Integral – O Evangelho todo a todos”, o Pr. Joseni (Ig. Presbiteriana do Cruzeiro – DF), no primeiro dia (24/06), fez um tour histórico desde a igreja primitiva em Atos até o Pacto de Lausanne. Discutimos o lema de Lausanne “O evangelho todo, para o homem todo, para todos os homens”.

No segundo dia (25/06), o pastor abordou alguns equívocos nossos em relação à missão. Por exemplo: igreja não é local geográfico, e sim, cada um de nós! Ou ainda trabalhar na igreja não é simplesmente ações feitas dentro do templo ou voltadas para a religião. E que evangelização deve ser estilo de vida e não programação evangelística da igreja.

À tarde, nesse dia, tivemos oficinas. Nas palavras do Pr. Zezé: “Falei da teoria porque a prática vocês verão nas oficinas!”. As oficinas Evangelismo Infantil (Ozana – Ig. Presbiteriana em Cocos – BA), Missões Estudantis (Daniela – Ig. Presbiteriana em Barreiras – BA) e Evangelismo Urbano (Miss. Lusa – Congregação Presbiteriana em São Felix – BA), foram momentos de crescimento e amadurecimento da prática cristã.

No terceiro dia (26/06), a Missionária Luzinete, de São Felix, falou sobre a necessidade de se fazer missão nas cidades. São as cidades que abrigam mais de 80% da população mundial, e como podemos enxergar a vida nas cidades é sempre imediatista, voltada para o trabalho e o capital. Ela nos conduziu em uma leitura da realidade urbana, da busca das pessoas por Deus e se estamos inseridos na cidade, vamos falar de Jesus onde estamos.

Além das palestras, tivemos ainda gincana e um frio de quase 0°!

 

Efeitos

Durante o evento foi possível presenciar jovens e adolescentes se reunindo para orar de manhãzinha antes das programações, nas rodas de conversas a maior parte do assunto era a discussão do impacto que o conhecimento de Missão integral estava causando e alguns já diziam que queriam voltar pra casa para colocar em prática o que estavam aprendendo.

Após o evento todos voltaram para suas cidades e aos poucos ficamos sabendo dos efeitos. Na Igreja de Santa Maria da Vitória (BA), um grupo de jovens e adolescentes se dispuseram a ajudar a missionária que trabalha em uma pequena cidade próxima. Em Cocos (BA), os jovens se reúnem regularmente para ler, estudar e discutir missão integral. Um adolescente teve seu chamado para o ministério e está sendo acompanhado pelo pastor que foi o preletor do evento.

 

Essas foram algumas das bênçãos que recebemos durante e após o Encontrão.

Minha oração é que o Senhor continue a trabalhar em nossas igrejas, não nos templos, mas nas pessoas como já vem fazendo!

__________

Daniela Adlay é contadora e congrega na Igreja Presbiteriana de Barreiras (BA), onde é coordenadora do Ministério de Ação Social.
  1. Presenciei apenas um dia das pregações, mas ali percebi que quem busca algo novo encontrou. Que Deus continue a operar na mocidade e upa do Oeste baiano.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *