O jornal O Estado de São Paulo publicou o mapa do analfabetismo no Brasil, com base nos dados do IBGE. Lamentavelmente, os índices mais negativos estão nas regiões Norte e Nordeste.

O jornal entrevistou Mozart Neves Ramos, ex-secretário de Educação de Pernambuco e hoje integrante do movimento Todos pela Educação que afirmou: “O Brasil terá de fazer um esforço grande para chegar à meta fixada com a Unesco. São os rincões do Norte e do Nordeste que mais contribuem para a taxa entre os adultos”.

Com 13,9 milhões de jovens, adultos e idosos que não sabem ler nem escrever – ou 9,6% da população de 15 anos ou mais, segundo o Censo 2010 –, o Brasil terá de dobrar o ritmo de queda do analfabetismo para cumprir a meta assumida perante a ONU de chegar à taxa de 6,7% em 2015.

  1. Eu acredito que deveriam treinar alfabetizadores voluntários para oferecer o início do letramento.
    É tudo muito devagar neste país !
    Sou médica veterinária..adoro Alfabetização de Adultos.
    Leio muito a respeito. Já ajudei algumas pessoas a iniciar o processo de leitura/letramento, e depois as encaminhei para o EJA. Por que isto não pode ser feito em escala maior ?

  2. Sei bem desta realidade sou nordestina, pernambucana. Sou educadora a (17) anos na rede pública estadual, atuando em bairros de exclusão social. Sei que “educação é um direito inalienável” a todo ser humano neste planeta chamado Terra.
    Não conseguimos ainda vencer o analfabetismo e temos uma educação ineficiente, por causa dos nossos políticos. “a maldição desta nação, são os nossos governantes, eles atrapalham o desenvolvimento da nossa nação, por causa da ganância, avareza que existe entranhada nos ossos da vida política do Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *