Como a cooperação pode facilitar treinamentos

Entre os dias 27 e 29 de setembro, no Seminário de Educação Cristã (SEC), no Recife, 48 pessoas de 3 estados e 8 cidades, representando 22 organizações sociais e 8 Igrejas locais concluíram a capacitação de três dias da Rede Claves – Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis – uma proposta de prevenção dos maus-tratos e da violência sexual e promoção dos bons-tratos por meio de oficinas com crianças e adolescentes.

Delaine Melo, uma das consultoras de Claves no Brasil e facilitadora da Oficina com Jane Blackburn, constatou que “foi uma das melhores turmas que já tivemos”. Da Rede Mãos Dadas havia 8 parceiros presentes: Visão Mundial, Compassion, Ministério Sal da Terra, Pepe, FEPAS, Viva – Rede Mãos que Ajudam, Excército de Salvação, e Tearfund – SEC.

Estamos passando por tempos em que muitas das Organizações Sociais e Igrejas encontram grandes dificuldades para investir em treinamentos de qualidade para seus agentes sociais. Em 2010 muitos têm sentido de forma mais radical os efeitos da crise mundial financeira sobre seus parceiros financiadores. É preciso pensar em estratégias que facilitam oportunidades e viabilizam a inclusão e participação dos que mais precisam ser capacitados para áreas críticas.

Há uma área mais crítica que a questão de abuso sexual e maus tratos de nossas crianças e adolescentes?

Houve no Recife uma bela mobilização de redes e organizações num só esforço e cooperação para a realização desta capacitação. Tarefas como a divulgação do treinamento, contabilidade das inscrições e o lanche servido foram divididas entre as organizações participantes. As organizações que tiveram recursos disponíveis pagaram suas inscrições. A Visão Mundial facilitou a inscrição de 8 participantes selecionados entre organizações e mais duas pessoas do Sertão Nordestino, todos sendo indicados pelas Redes Sociais. De outra forma estas participações não seriam possíveis. Duas organizações de Recife receberam bolsas para, em contra partida, apoiar a Oficina com materiais didáticos, xerox e outros materiais necessários para o bom andamento da oficina como, data-show e sala climatizada.

Trabalhar em Rede é “trabalhoso”, mas a forma participativa levou não só à inclusão, mas a um envolvimento direto dos participantes e um comprometimento maior com os três dias de aprendizagem e com a temática.

  1. Muito boa e excelente notícia. Creio que o Abuso a crianças e adolescentes é a maior tragédia da nossa época e precisamos mesmo capacitar pessoas das organizações e das comunidades para fazer frente a essas situações destruidoras de vidas jovens. Que Deus abençoe!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *