A estudante de pós-graduação em psicopedagogia, Gerlânia Carneiro, levou para sua faculdade (Faculdades Integradas de Patos, na Paraíba) a Campanha de Vacinação contra os Maus-tratos da Criança.

Como exigência de um trabalho sobre ética, Gerlânia, que já trabalha com educação escolar na ONG Ação Evangélica e enfrenta a realidade dos maus-tratos na qual as crianças estão submetidas, resolveu discutir sobre violência infantil com 42 colegas de classe. Leia abaixo o animador relato de Gerlânia:

“Eu estava terminando uma disciplina sobre ética, em junho deste ano, e minha professora me pediu um seminário sobre a disciplina. De imediato, veio a ideia de fazer uma oficina sobre bons tratos com crianças e adolescentes e realizar a campanha de vacinação contra os maus-tratos. Por estarmos em uma sala de formação em psicopedagogia, vi que essa oficina é totalmente ética.

Pude fazer de uma maneira maravilhosa com a colaboração de minha equipe, que também foi “vacinada”, pois eles precisavam estar imunizados para participar do trabalho.

Nos reunimos, e vacinamos toda a sala de aula, incluindo os meus 42 colegas (cursando pós em psicopedagogia) e nossa professora, que é mestra em ética e cidadania de Aracaju (SE), e professora da Faculdade Integrada de Patos e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O resultado foi fantástico! Muitos participaram com fatos e situações de maus-tratos; outros tiveram a oportunidade de rever seus tratos. Ainda hoje, sempre escuto a seguinte frase: ‘lembrem-se! Não podemos fazer assim, pois estamos vacinados!’. Apesar de ser uma frase proferida em meio a brincadeiras e risos, sei que vem do coração e tenho certeza que nenhum deles esquece o que ouviu”.

Originalmente publicado na página da Campanha Latino-Americana pelos Bons Tratos, realizada no Brasil pela Rede Mãos Dadas.

Para saber mais sobre a campanha, clique aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *