Nos dias 5 e 6 de setembro, a comunidade de Caiçarinha da Penha, em Serra Talhada, PE, será beneficiada pelo programa Luz no Nordeste, que conta com um caminhão-ambulatório para proporcionar atendimento médico e espiritual aos moradores. O veículo ficará estacionado no Pátio da Escola Dionísio Alves da Silva, no Centro, e a expectativa é que sejam realizados cerca de 1.500 atendimentos, entre adultos e crianças. A ação é uma iniciativa da Igreja Presbiteriana das Graças – que há dois realiza ações para a melhoria do local – e conta com o apoio da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Com cerca de três mil habitantes, Caiçarinha da Penha é distrito de Serra Talhada, localizada no sertão pernambucano, na região do Vale do Pajeú, a 415 quilômetros do Recife. Na ação, estarão envolvidos mais de 100 voluntários e os atendimentos serão realizados em tendas, no Ambultório Móvel de Odontologia e Posto de Saúde do município, além dos consultórios médicos do caminhão.

Lançado em 2009, o programa Luz no Nordeste conta com uma equipe multidisciplinar de profissionais. Na área da saúde, os voluntários estão capacitados a prestar serviço nas especialidades de clínica geral, fisioterapia, enfermagem e odontologia. Além disso, executam ações preventivas e educativas, por meio de palestras e exames clínicos. Sem conotação doutrinária, o trabalho de assistência espiritual envolve doação de literatura bíblica, aconselhamentos, audição do Novo Testamento, palestras, oficinas de leitura, além de atividades lúdicas com a Bíblia junto ao público infantil.

O caminhão Luz no Nordeste está equipado para dar apoio à equipe de atendimento. O veículo conta com dois consultórios médicos e um espaço cultural, batizado de “Mundo da Bíblia”, no qual são divulgadas informações e curiosidades sobre o Livro Sagrado. Em Caiçarinha da Penha serão realizados atendimentos médicos e procedimentos de enfermagem, como aferição de pressão e teste de glicemia (HGT). A programação inclui recreação infantil, narração de histórias e brincadeiras diversas, além de orientação à escovação, distribuição de lanches e cortes de cabelos. Haverá ainda pintura e consertos de algumas casas.

A iniciativa está inserida no programa Luz no Brasil, criado em 2008, pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) para atender a comunidades em situação de risco social. Tendo como linhas de atuação o desenvolvimento espiritual e a promoção da saúde, educação, cultura e cidadania, o programa já engloba duas outras ações igualmente importantes, o Luz na Amazônia – mantido há 48 anos e inspirador da ação – e o Luz no Sul do Brasil. A expectativa é que, até o final de 2010, o caminhão Luz no Nordeste realize 12 viagens para os municípios de São José Belmonte, Pombos, Recife e Olinda, em Pernambuco; de Campina Grande, Serra Branca e Santa Rita, na Paraíba; e Capela, em Alagoas. Com isso, serão realizados mais de 10 mil atendimentos a cerca de seis mil pessoas em situação de risco social.

  • Luz no Nordeste visita Caiçarinha da Penha
  • Data: 6 e 7 de setembro de 2010
  • Horário: das 9h às 16h
  • Local: Pátio da Escola Dionísio Alves da Silva, no Centro,
  • Caiçarinha da Penha, Serra Talhada – PE

A Sociedade Bíblica do Brasil é uma organização sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas desenvolve programas de assistência social em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de “promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação espiritual, de fortalecimento dos valores éticos e morais e de incentivo ao desenvolvimento humano, nos aspectos espiritual, educacional, cultural e social, em âmbito nacional”.

Enviado pela Sociedade Bíblica do Brasil

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *