A pequena fábrica no bairro de Filipe Camarão, em Natal, tem grandes números: produz mil vassouras por mês, o que significa 11 mil garrafas PET a menos jogadas na natureza. A Fábrica foi criada no 2º semestre de 2009, como resultado das oficinas do Programa de Educação Ambiental (PEA) d´A Rocha Brasil realizadas no 1º semestre. Ela é o braço socioambiental da Comunidade Evangélica Vida Plena, em Natal/RN.

Todos os componentes da garrafa PET são reutilizados. O bico e o fundo, que não são usados na produção das vassouras, vão para uma usina de reciclagem de plástico em Recife/PE. As tampas são aproveitadas para artesanato e os rótulos para depilação. Cada vassoura tem a durabilidade de 8 a 9 meses, três vezes mais que a vassoura piaçaba, produzida a partir de recursos naturais. É comercializada por R$ 4,00 a unidade, o dobro do preço da vassoura piaçaba. Seu custo final é mais alto devido às várias ações necessárias para sua produção: lavagem, corte, fiação, montagem, venda etc. Existe um amplo mercado e a cada dia aumentam a aceitação e o interesse, mesmo com o aparente custo maior.

A Fábrica já emprega quatro pessoas e é autossustentável. Está havendo um re-investimento para dobrar a produção e aumentar o número de colaboradores. A Comunidade Evangélica Vida Plena tem como visão a melhoria da qualidade de vida das pessoas a partir da Missão Integral, que não separa gente de ambiente.

(Texto produzido a partir de depoimento gravado com Wagner Moura – coordenador da Fábrica. Originalmente publicado em Atalhos, boletim informativo da RENAS)

  1. É este tipo de iniciativa que eu sonho desenvolver aqui no Rio de Janeiro.
    Gostaria da autorização para reproduzir a matéria no meu blog pessoal e no site do Instituto Beritz – http://www.institutoberitz.com.
    Além disso, gostaria dos contatos das pessoas que implantaram este projeto para pegarmos o know how.

  2. Leandro Silva

    Queridos,

    Como fico feliz em vêr iniciativas como esta, que começaram muito timidas, através do trabalho da ALEF junto as igrejas de Felipe Camarão, ganhando volume e reconhecimento, sobretudo pelo impacto na vida e realidade da comunidade. A poucos meses em artigo aqui no Blog escrevi sobre a história da ALEF (“igrejas e transformação comunitária”).
    É a prova de que é sim possivel mobilizar igrejas e equipa-las para cumprir sua missão na história, comprometendo-se com a transformação integral das comunidades em que são chamadas para servir o Senhor.
    Nosso desejo é multiplicar a experiência da ALEF para outras comunidades, levando mais e mais igrejas dos mais diversos bairros e comunidades a atuarem juntas a partir de uma compreensão da sua missão integral e servindo e transformando efetivamente o contexto em que estão inseridas.

  3. Caro Marcos, Alex e demais,

    A iniciativa da fábrica é fruto de um trabaho de sensibilização e educação d’A Rocha Brasil realizado em diversas capitais do Norte e Nordeste.

    Para obter mais informações e o contato da fábrica, favor entrar em contato com Andrea (andrea.ramos@arocha.org ).

    Atenciosamente,

    Ivny Monteiro
    Coordenadora do Paralelo 10
    Editora Ultimato
    http://www.ultimato.com.br/blogs/paralelo10
    (31)3611-8500

  4. Leandro Silva

    A Fabrica é fruto do projeto de Educação Ambiental nas Igrejas Evangélicas, de A Rocha Brasil, o qual em Natal é realizado em parceria pela ALEF – Associação de Líderes Evangélicos de Felipe Camarão, a partir do bairro de Felipe Camarão. Como integrante da ALEF, a Comunidade Vida Plena foi alcançada pelas oficinas realizadas pela A Rocha e ALEF em parceria aqui em Natal.
    Para manter contato com o Pastor Silvestre Moura, Vice-Presidente da Associação de Líderes Evangélicos de Felipe Camarão e Pastor da Comunidade Evangélica Vida Plena, indico seu e-mail: prsilvestrevidaplena@yahoo.com.br
    Sugiro também uma incursão ao site de A Rocha para conhecer ferramentas vinculadas a área sócio-ambiental: http://www.arocha.org.br

  5. Jorge Roberto Weickert

    Sou geret de atividasdes Laboral da Penitenciária de Florianópolis – SC. gostaria de implantar uma fábrica de vassoura pet, pois poderia atender todas as instituições da Secretaria de Segurança Pública de SC, pois colocaria os detentos que cumprem penas neste estabelecimento a aprenderem uma profissão. E cada 3 (tres) dias trabalhados deminui um diade pena, e ainda receberia uma ratificação mensal.
    Aguardo informação.
    Jorge Roberto Weickert

  6. Olá, Coordeno um projeto de apoio aos catadores do antigo lixão de Maceió e ajudamos a criação de uma fabrica de vassouras. Nossa grande dificuldade é o suprimento de cepos e cabos de madeira certificada (no modelo daqui os cepos são e madeira) .
    Vcs poderiam nos ajudar? Como vcs resolveram esse problema aí?

    Grata Ana Lúcia

  7. ola gostaria de saber se tem como me ajudar na compra do maquinario de fabricação de vassouras pet onde posso comprar etc… se poder me ajudem desde ja obrigado e no aguardo!! ediney

  8. Pingback: Buy Facebook Fan
  9. por gentileza gostaria de saber se voces podem madar um orçamento do maquinário de fabricação de vassouras pet. Temos um projeto social pela caixa econômica federal e a caixa exige o orçamento para lipera o dinheiro.obrigada.

  10. Aos queridos irmãos que manifestam interesse em trabalhar em parceria com a fabrica de vassouras, favor entrar em contato com a ALEF – Associação de Líderes Evangélicos de Felipe Camarão. Enviem seus contatos por e-mail e os irmãos da Fabrica de Vassouras entrarão em contato. Grato.
    Leandro Silva
    E-mail: leandro_amme@yahoo.com.br

  11. Olá gostaria de saber se tem como enviar um contato de tel pq trabalho fornecendo cabo de vassouras para fabricas no rn.Moro em natal e meu cel(8499143981/TIM RN).

    Christian Rossano,Obrigado!

  12. Tenho uma pequena fábrica de cabos de vassoura de madeira na cidade de Armazém, próxima a cidade Tubarão. Tenho interesse no projeto para fornecer cabos. Tubarão não é longe de Floripa, talvez daria certo para negociarmos.

  13. Bom dia,
    Estamos construindo uma Comunidade terapêutica para dependentes químicos no Acre, queremos utilizar uma fábrica de vassouras de pet na laboterapia. Precisamos comprar um maquinário. Gostaria de uma ajuda.
    Obrigado,
    Jucelino Barreto

  14. Olá, tenho interesse em montar uma fábrica de vassouras pet, seria possível eu receber um tutorial de toda a fabricação???
    Muito obrigado!!!

  15. Olá!
    Bom dia!
    Sou do Rj, gostaria de montar uma fábrica qui no RJ. Quanto custa todos os equipamentos?
    Grata!
    Aguardo Contato!

  16. Olá Ivete e Rosângela,

    A fábrica cita no post acima fica em Natal, RN e não tem ponto de venda no Rio de Janeiro. Para mais informações sobre esta iniciativa, favor entrar em contato com Leandro Silva (leandro_amme@yahoo.com.br).

    Atenciosamente,

  17. Olá,sou de Goiânia tenho interesse em montar uma fábrica de vassouras pet, seria possível eu receber um tutorial de toda a fabricação? Gostaria de saber quanto custa o maquinario e onde comprar-lo

    Aguardo Contato!
    Muito obrigado!

  18. Pingback: My Homepage
  19. Olá! Sou do interior da Bahia, ” Pau Brasil”. Faço parte de uma cooperativa na construção civil. Tenho interesse em montar uma fábrica de vassouras pet, seria possível eu receber um tutorial de toda a fabricação? Gostaria de saber quanto custa o maquinário e onde comprá-lo.

  20. Boa noite,
    Gostaria de montar uma fabrica de vassouras pet, aqui na minha cidade (Manau), mas não sei o custo e nem sei por onde iniciar, será que seria possível os senhores me ajudar.
    Estou desempregada e devido a minha idade é impossível
    conseguir emprego.
    Que Deus abençoe vocês.

  21. Janine Teobaldo

    Sou coordenadora de uma ONG e estou fazendo um projeto para montar uma fábrica de vassoura pet. Necessito de um orçamento do maquinário completo, incluindo o treinamento, e frete incluso, em papel timbrado, assinatura e carimbo. Favor me enviar ou me informar onde vou conseguir.
    Obrigada. Janine

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *