Gleydice Bernardes

O Seminário Teológico do Betel Brasileiro e Ação Evangélica (SETEBRAE) em Campina Grande, PB, tem como filosofia e prática a missão integral. Esse assunto é abordado em todas as matérias, é desenvolvido no estágio prático dos alunos e no Centro de Atividades Missionárias (CENAM). Além disso, o seminário oferece as disciplinas Missão Integral I e II, nas quais os alunos recebem bases bíblicas, teológicas e históricas sobre o tema, definições, bem como indicações de igrejas, organizações ou instituições e movimentos contemporâneos que cumprem a missão integral. Também são usados os Guias Pilares e os recursos Roots da Tearfund. Os alunos são treinados com material que lhes capacitam a mobilizar igrejas e comunidades. Logo após, uma igreja local e comunidade (os chamados protótipos) são escolhidas. Lá os alunos trabalham com mobilização a fim de dar continuidade a um projeto de transformação social na comunidade em que a igreja está inserida.

Uma de nossas alunas, Quézia, membro da Igreja Congregacional Ebenézer, no bairro do Catolé, em Campina Grande, PB, absorveu de tal forma os ensinos do seminário que está causando mudanças em sua igreja. Certo domingo pela manhã, no mês de fevereiro, Quézia, pr. Moisés (seu esposo) e alguns líderes da igreja, “já contaminados” pela missão integral, resolveram fazer uma surpresa para os alunos da Escola Bíblica Dominical.

Os alunos foram avisados com antecedência de que deveriam ir vestidos de forma simples e à vontade naquele dia. Quézia e os outros conseguiram um ônibus, e levaram os irmãos para um passeio. No caminho começaram a explicar que todos estavam indo para o lixão da cidade afim de conhecer a realidade de algumas pessoal ali. Não demorou muito até chegarem ao local e, diante da paisagem de urubus, lixo, adultos e crianças, misturados, logo os poucos que reclamavam estavam sugerindo ações para ajudar àquelas pessoas. Todos os alunos desceram e passaram horas ali, mais tempo do que tinham planejado, conversando e orando com aquelas pessoas.

Ao voltar, aquela igreja não foi mais a mesma! Para a liderança, o segundo passo é ensinar a igreja o que realmente é missão integral, para que não se desdobrem em ações mal planejadas, baseadas em emoções. E é isso que já começaram a fazer. A visita ao lixão foi o meio que encontraram para impactar aquela igreja quanto à sua responsabilidade social, um ponto de partida que fez grande diferença. Hoje, a igreja sonha em ajudar na mudança da realidade daquelas pessoas como prática do verdadeiro cristianismo.

Gleydice Bernardes é professora do SETEBRAE, membro da ACEV e amiga do Paralelo 10.

  1. Jean Oliveira

    Que Deus abençoe grandemente a Irmã Quezia e o Pr Moisés por tão grande missão. Foram realmente aos confins da terra: o lixão.

  2. kézia vieira

    PARABÉNS À INICIATIVA DE GRANDE DESTAQUE DESTA IGREJA. ESSE É O VERDADEIRO CRISTIANISMO. ATITUDE. MISSÃO LOCAL. FREQUENTAR IGREJA É MUITO FÁCIL. IR ATÉ AONDE ESTÁ O PROBLEMA E AJUDAE É O GRANDE DESAFIO. AS IGREJAS PRECISAM DESPERTAR E CUMPRIR A VERDADEIRA MISSÃO QUE JESUS DEIXOU.

  3. parabéns a todos do SETEBRAE, vamos fazer Missão Integral!!! e parabéns a ACEV pelo trabalho que vem Desenvolvendo ha anos

  4. Manoel Carlos Soares da Silva

    A igreja só realiza a missão integral, quando decidade descer do monte e ir até o vale. É alí que tomamos consciencia da nossa missão. Parabéns aos amados irmãos da Igreja Congregacional Ébenezer, atravésa de sua liderança por essa iniciativa. Um grande abraço!!

  5. Gersé de oliveira

    QUERO PARABENIZAR A ACEV DE CAMPINA GRANDE POR MAIS ESTE TRABALHO, POIS CONHEÇO SEU INVOLVIMENTO COM A COMUNIDADE E SUA ATUAÇÃO.

  6. QUEZIA O. F. DE BARROS

    ESSA EXPERIÊNCIA MARCOU MINHA IGREJA!!!!
    MAS FOMOS SURPREENDIDOS, QUANTO A ATITUDE DESSAS VIDAS QUE VIVEM NO LIXÃO.SÃO EXTREMAMENTE CARENTES DE ATENÇÃO PRIMEIRAMENTE E CONTARAM SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS DE VIDA E DO DESEJO MAIOR DE TER UMA MELHOR CONDIÇÃO DE TRABALHO!!!!POIS É ELES NÃO QUEREM SAIR DE LÁ!!!!POIS ESSE TRABALHO LHES DÁ DIGNIDADE!!!!ESTAMOS MOBILIZANDO A IGREJA LOCAL COM PESSOAS DISPOSTAS A AJUDAR E PROCURANDO AINDA QUE ENGATINHANDO PARCEIROS.PRA FAZER UMA “AÇÃO GLOBAL”QUE GOSTO DE DIZER AÇÃO INTEGRAL.POIS SE FAZ MUITO EM CENTROS E PRECISAMOS IR AS PERIFERIAS SEM ESQUECER DE PREGAR O EVANGELHO DE CRISTO!!!QUE FOI O QUE FIZEMOS NA PRIMEIRA VISITA!VENDO DO QUE PRECISAM PRA SEREM EMPODERADOS.GOSTARIA QUE TODAS AS IGREJAS PASSASSEM POR ESSA EXPERIÊNCIA!

  7. oseias de oliveira

    quero parabenizar a iniciativa da igreja acev canpina grande e setebrae pelo belo trabalho e a coragem de mostra que a igreja de cristo tem que enteder a sua responsabilidade social diante de sua cumunidade na qual está inserida

  8. É pra ACEV não existe limites, pra alcançar vidas que se encomtra em total despreso e estender a mão amiga.parabéns ACEV. QUE O SENHOR ajude vcs a continuar com esse trabalho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *